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Londrina é Selo de Ouro de Criança Alfabetizada

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O Selo de Ouro é uma premiação que faz parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal. Ele estabelece uma série boas práticas que devem ser trabalhadas através de uma parceria entre os Estados e Municípios com a União. São três os selos: o de bronze, o de prata e o de ouro. O objetivo é garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas até a conclusão do 2° ano do Ensino Fundamental. E Londrina foi premiada com o Selo de Ouro, durante cerimônia realizada em Curitiba no início de dezembro.

A honraria é entregue às secretarias de educação municipais e estaduais, conforme o sucesso da sua atuação no processo de alfabetização. “Essa conquista é fruto de um trabalho comprometido, feito com amor e dedicação por toda a nossa rede de educação: professores, diretores, servidores e famílias. Alfabetizar na idade certa é garantir que as crianças tenham as bases para um futuro melhor”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Para concorrer nesta premiação, a Secretaria Municipal de Educação tem de comprovar que adotou as políticas, programas e estratégias de ensino formuladas pela União e Estado.  A articuladora municipal do programa, Rafaeli Constantino Valêncio Peres, explicou que Londrina adaptou as estratégias à realidade e necessidades dos alunos da rede municipal.

A iniciativa é incentivada pelo programa que prevê, inclusive, a apresentação destes trabalhos. “As ações e propostas são sempre desenvolvidas a partir das orientações da Diretoria Pedagógica e Gerência de Ensino Fundamental, e os educadores participam propondo formatos e estratégias particulares para contribuir com o processo”, comentou. O Município conta ainda com o Programa Educa Juntos, do Governo Estadual que, além de material próprio, apoia na implantação das políticas de educação.

Foto: Emerson Dias/NCom.

Há também uma atenção especial para a redução da desigualdade de avanços dos alunos, uma das metas do Programa. Os alunos que mostram alguma dificuldade em acompanhar a alfabetização recebem acompanhamento diferenciado. Entre as ferramentas usadas para a recomposição da aprendizagem estão a ampliação da jornada escolar e a recuperação paralela, que é realizada durante o horário normal de aula.

Projetos que estimulam a leitura literária, como o de leitura e contação de histórias e o “cantinho da leitura”, presente em todas as salas de aula, ajudam a despertar a criança para o prazer de ler. Os professores também passam por formação continuada ao longo de todo o ano letivo.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, este ano, 92% dos alunos terminaram o 2° ano alfabetizados. Isso significa que eles vão entrar no 3° ano compreendendo o funcionamento do sistema de escrita e lendo. Para avaliar o nível de aprendizagem, os estudantes passam por avaliações mensais e, periodicamente, por exames em larga escala que analisam a fluência na leitura, produção de texto e matemática. Todas as ações sobre a alfabetização são monitoradas pelas plataformas estaduais e federais de avaliação, e acompanhadas pelas articuladoras estaduais Jozelia Tanaca (SME), Zilda Araújo e Kelly Massafera da SEED.

Da Redação

Foto: Emerson Dias/NCom/Arquivo

(Com informações do Blog Londrina)

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