Os vereadores da 19ª Legislatura (2025-2028) foram diplomados em cerimônia realizada pela Justiça Eleitoral, na tarde desta terça-feira (17). O evento foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Londrina (OAB-PR). Também receberam o documento o prefeito eleito Tiago Amaral e o vice-prefeito eleito Junior Santos Rosa. A cerimônia marcou o encerramento do processo eleitoral.
A diplomação foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo violinista Roney Marczak, seguido de um pronunciamento do juiz eleitoral Mauro Henrique Veltrini Ticianelli, que ressaltou a lisura do processo eleitoral e do sistema eletrônico de votação. “Hoje a gente termina o processo eleitoral. Então, teve registro de candidatura, teve o preparo das urnas, das eleições e hoje a diplomação. Cada candidato eleito recebe hoje, simbolicamente, formalmente, um diploma, que significa que deu tudo certo, o processo terminou”, resumiu.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou a realização do Pacto Eleições no Caminho da Paz, durante a campanha, para garantir que o processo eleitoral transcorresse livre de desinformação e discurso de ódio. “Essa proposta era endereçada não só aos candidatos como à sociedade, eu acho que surtiu efeito, pois o cidadão e a cidadã paranaense se comportaram de forma exemplar, respeitando todas as normas e tendo eleições pacíficas”, disse.
Foram diplomados os 19 vereadores eleitos em Londrina: Anne Ada (PL), Antonio Amaral (PSD), Chavão (Republicanos), Deivid Wisley (Republicanos), Emanoel (Republicanos), Prof.ª Flávia Cabral (PP), Giovani Mattos (PSD), Jessicão (PP), Lenir De Assis (PT), Marcelo Oguido (PL), Marinho (PL), Matheus Thum (PP), Mestre Madureira (PP), Michele Thomazinho (PL), Régis Choucino (PP), Roberto Fú (PL), Santão (PL), Sidnei Matias (Avante) e Valdir Santa Fé (PP).
Vereador mais votado de Londrina, Deivid Wisley (Republicanos) ressaltou que os parlamentares devem pensar no bem da sociedade. “A gente comemora, óbvio, uma votação histórica, uma votação que nunca ninguém nem tinha chegado perto dela: 16.212 votos. Tem que ser comemorado sim, mas dentro da Câmara, os 19 [vereadores] somos todos iguais. Ali, a gente precisa unir forças, trabalhar por Londrina. Cada um tem um jeito de trabalhar, uma forma, cada um tem uma demanda, uma área específica, uma causa, mas Londrina é uma só e a gente precisa ter união por ela”, disse.
O prefeito eleito Tiago Amaral e o vice, Junior Santos Rosa, também receberam os diplomas. Amaral destacou a importância do momento e o compromisso assumido com os eleitores. “É nesse momento que, efetivamente, a vontade do povo londrinense, que foi expressa de forma maravilhosa nas urnas, se transforma realmente em algo juridicamente concreto”, afirmou.
A solenidade de posse dos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores está marcada para o dia 1º de janeiro, às 18 horas, na sede reformada da Câmara Municipal de Londrina, no Centro Cívico (saiba mais aqui).
Diplomação
A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha dos eleitos pela maioria dos londrinenses nas urnas. Com o ato, os candidatos eleitos se habilitam ao exercício do mandato. A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Nas eleições municipais, a competência para a diplomação é das juntas eleitorais.
Segundo o Código Eleitoral, no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
Da Redação
Foto: Fernando Cremonez/Divulgação CML
(Com informações da Câmara Municipal de Londrina)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)