Com apenas seis jogadores remanescentes da Série C e vários jogadores da base em campo, o Londrina inicia “pra valer” nesta sexta-feira (13) a pré-temporada de 2025, quando encara o Maringá pela primeira rodada do Torneio Paraná Verão, às 19h30, em Alvorada do Sul (o ingresso é 1kg de alimento não perecível).
A competição em formato quadrangular, com Cianorte e Cascavel também presentes, é encarada pelo técnico Claudinei Oliveira como um laboratório para que ele possa observar o desempenho dos jogadores sub-20 que atualmente compõem a maioria do elenco alviceleste antes da estreia no Paranaense, em 12 de janeiro, contra o Coritiba, na capital.
O lateral-esquerdo Mauricio (foto acima), o meia Gustavo França e os atacantes Pablo, Henrique e Iago Teles, além do goleiro Elzo, são os jogadores da Série C que tiveram seus contratos renovados para a próxima temporada. O restante do elenco, que tem atualmente 21 jogadores, conta com dois reforços anunciados nesta sexta, o goleiro Lucão, 20 anos, e o zagueiro Marco Antônio, 23, e atletas que subiram do sub-20.
Primeiras contratações anunciadas pelo clube, o zagueiro Wallace, 36 anos, e o volante paraguaio Marcelo Paredes, 31, devem se apresentar somente após o Natal ou no começo do ano.
A diretoria da SAF do LEC promete anunciar mais nomes ainda em 2024, dentro do planejamento de fazer de 10 a 15 contratações para o Estadual 2025.
Folha enxuta
Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (12), no estádio do Café, Claudinei disse que o cenário ideal seria ter um grupo mais robusto já neste começo de pré-temporada, mas que entende o pensamento da SAF de neste primeiro momento ter uma folha mais enxuta, priorizando investimentos maiores visando a disputa da Série C.
“O pensamento não é do Claudinei, é da empresa, a Squadra Sports [dona da SAF] entende que o elenco tem que ser formado dessa maneira: alguns atletas já com mais rodagem e algumas apostas da base que podem virar um ativo para o clube. É o pensamento da empresa, que a gente conversou, alinhou e vamos procurar dar a nossa colaboração”, ponderou.
“A gente gostaria de ter mais jogadores do que ficou? Lógico que gostaria, seria o cenário ideal, só que o mundo ideal às vezes não existe, temos que buscar o nosso máximo possível”, disse o treinador, que de outra forma entende que parte do grupo atual pode ser aproveitada na Série C. “O campo vai dizer”, avisou.
Questionado sobre a “debandada” da base da equipe que disputou a Série C deste ano, ele explicou que se deu pelas análises técnica e financeira.
“A parte financeira não é comigo, a técnica é. Tem situações em que a disparidade financeira [entre o que o jogador espera ganhar e direção pretende pagar] é muito grande e o clube às vezes optou por não fazer proposta, entendendo que o atleta não ficaria”, afirmou.
“E tem outras situações que são técnicas, a gente avaliou e achou que era um outro perfil de atleta, não é nem a qualidade, é o perfil, se a gente está com um time de mais força, de mais estatura, de menos estatura, enfim, a gente meio que fez um desenho e definiu: são esses jogadores. Entendemos que são perfis ideais tanto para o Paranaense quanto para a Série C, pelo que a gente viu da Série C e conheceu”, analisou Claudinei, destacando que nesse cenário o clube ainda conseguiu manter quatro jogadores ofensivos importantes, citando França, Iago, Henrique e Pablo.
“E nessa redução de folha você tem que fazer conta, porque não cabe todo mundo na folha que a gente está querendo pagar, então de algum jogador a gente tem que abrir mão. Vamos trabalhar para ter bastante criatividade, bastante assertividade nas contratações para que tenhamos um time bastante competitivo”, acrescentou.
(Matéria atualizada às 16h40)
Torneio Paraná Verão
Disputado em formato quadrangular, o torneio termina em 5 de janeiro. Vence quem somar mais pontos. Além de Londrina x Maringá, a primeira rodada tem Cianorte x Cascavel, domingo (15), 16h, em Cianorte. No dia 21, o Cascavel recebe o Maringá, enquanto o Londrina encara o Cianorte no Noroeste no dia 22 (os dois jogos às 16h). Na última rodada, o LEC pega o Cascavel em Corbélia, às 16h, e o Maringá recebe o Cianorte, às 18h.
Por Diego Prazeres
Foto: Rafael Martins/Londrina EC