Com uma programação que inclui apresentações de palhaçaria, rap, exposição de grafites e muito samba, o Projeto Brisa realizará, nesta quinta-feira (12), o Sarau Artístico de abertura da sua quinta temporada. O evento será realizado no espaço Nova Trilha (Rua Dib Libos, 80, Boa Vista), das 16h às 19h. As atividades são abertas a toda a comunidade e possuem classificação livre.
Logo na abertura do sarau, será a vez do espetáculo “O Último dos Sombras”, com o Palhaço Poca Sombra, que vai mostrar ao público uma apresentação com malabares, música, equilíbrio, esculturas de bexiga e bolhas de sabão. Às 16h30, o evento terá um momento de Palco Aberto, deixando o microfone à disposição do público para que façam suas próprias manifestações.
Em seguida, o espaço receberá o MC Sujjim, que cresceu na região dos Cinco Conjuntos, na zona norte de Londrina. Por meio de seus versos, o rapper contará um pouco de suas próprias experiências e vivências pelas ruas da cidade.
Após mais um momento de Palco Aberto, o sarau artístico receberá a oficina criativa “Painel de Graffiti”, conduzida pelo graffiteiro Thiagu Agu, onde será realizada a finalização de uma obra ao vivo.
Com uma trajetória que se iniciou em 2017, Agu começou no graffiti através de sua participação no Festival CapStyle Graffiti, onde hoje faz parte da crew da organização. “Após esse evento fiquei mais atuante no cenário, com participações em diversos eventos pela cidade e estados. Comecei me aventurando pelas letras em wildstyle – estilo de letras coloridas e formas distorcidas – e atualmente estou desenvolvendo um estilo próprio com rostos femininos, flores e formas geométricas”, contou.
Apesar de ser a primeira participação de Agu no Projeto Brisa, o graffiteiro possui ótimas expectativas para o evento. “A expectativa é sempre grande de levar a arte cada vez mais pra frente, em novos eventos, novos adeptos e ainda mais um evento cultural. Espero estar presente em mais eventos como esse mais pra frente”, salientou.
Encerrando a programação do primeiro sarau artístico, o evento receberá o Samba do Sereno, às 18h15. Com direção técnica e cultural de André Bandeira e voz da cantora preta londrinense Cecília Bandeira, o Samba do Sereno propõe, além da música, uma experiência imersiva sobre a ancestralidade afro-brasileira e o impacto do samba na formação cultural do Brasil.
Cultura com Brisa
Entre dezembro deste ano e agosto de 2025, a quinta temporada do Projeto Brisa prevê o total de 12 atividades, incluindo cinco saraus, cinco oficinas criativas e dois espetáculos, estes intitulados como “Brisa Convida”. O projeto ainda oferecerá 22 atrações artísticas, divididas entre os 12 eventos, todas selecionadas mediante edital. O próximo Sarau acontecerá na segunda quinzena de fevereiro. Para mais informações, consulte as redes sociais do Projeto Brisa.
“No ‘Brisa Convida’, o projeto leva o público dos abrigos para assistir espetáculos em equipamentos culturais da cidade, oferecendo a experiência de acesso a um local dedicado à arte, coisa que para muitos pode parecer muito comum e até corriqueira, mas para quem vive o cotidiano das ruas ou dos abrigos é praticamente desconhecido”, destacou o coordenador de produção, João Ribeiro.
Já para coordenador do Projeto Brisa, Sílvio Ribeiro, o Brisa é um projeto continuado, que a cada edição procura plantar uma semente de mudança na vida dos participantes, seja ela através da arte ou de qualquer outra possibilidade.
“Ao longo desses anos, sempre trabalhamos para tocar aquela pessoa que, independente do motivo, está com uma vivência de rua, em uma situação de vulnerabilidade. Nosso desejo é propiciar um momento diferente nessa trajetória através do contato com a arte e a cultura e que, nesse momento, essa pessoa consiga resgatar alguma emoção ou sentimento que possa causar alguma mudança na sua vida”, afirma.
Projeto Brisa
Desde 2018 o Brisa tem como objetivo principal levar ao seu público-alvo – a população em situação de rua e aqueles nos abrigos de assistência – a oportunidade de expressão e escuta através da arte, além de incentivar a produção e a fruição da cultura junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O projeto nasceu a partir de uma ideia da socióloga Clarice Junges, então funcionária do Centro POP de Londrina, e na época responsável por articular políticas públicas para a população de rua. Ela já entendia a cultura como uma ferramenta poderosa de ressocialização e encontrou em Silvio Ribeiro, atual coordenador do Brisa, o parceiro ideal para dar vida ao projeto.
“O Brisa, juntamente com uma grande rede de apoio e assistência, tenta mostrar outros caminhos possíveis que possam levar essas pessoas a saírem dessa condição. É um grande trabalho de ajuda que, através do Projeto, passa a incluir também os artistas da cidade, sensíveis ao tema e dispostos a levarem a sua própria arte e experiência aos seus iguais. E também à comunidade, sempre convidada a participar desses momentos conosco”, comentou.
O Projeto BRISA é uma realização da FUNCART – Fundação Cultura Artística de Londrina, com produção do coletivo Flua Cultura. Possui patrocínio da Prefeitura do Município de Londrina por meio da Secretaria de Cultura e do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e apoio da Secretaria de Assistência Social de Londrina.
Programação:
16h às 16h05: Abertura oficial
16h05 às 16h35: Apresentação – O Último dos Sombras (Palhaço Poca Sombra)
16h35 às 17h: Palco aberto BRISA
17h às 17h30: Apresentação – MC Sujjim
17h30 às 18h: Palco aberto BRISA
18h às 18h10: Apresentação do resultado do Painel de Graffiti, com Thiagu Agu
18h15 às 19h: Apresentação – Samba do Sereno
Da Redação
Foto: Fabio Alcover/Divulgação
(Com informações do Blog Londrina)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)