Leste, Lasca e Petrikór são premiados no Prêmio Brasileiro de Design e na Bienal Brasileira de Design Gráfico; outros profissionais londrinenses integram o júri dos dois maiores eventos nacionais do tema
Considerada um dos eventos mais relevantes no cenário do design gráfico a nível nacional, a Bienal Brasileira de Design Gráfico, organizada pela Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG Brasil), considerou a produtora londrinense Leste como destaque em sua 14ª edição, em Aracaju, na última sexta (6). O evento ocorre a cada dois anos e serve como uma plataforma para celebrar, expor e discutir as melhores produções do design gráfico brasileiro.
Com curadoria de Samia Jacintho e julgado por um júri técnico de mais de 200 profissionais da área, o projeto que recebeu o reconhecimento foi a identidade visual criada para o 25° Festival Kinoarte de Cinema, realizado em 2023. Ele integra a exposição da Bienal até o dia 20 de dezembro.
Além deste projeto, outros 6 trabalhos da Leste foram selecionados para o catálogo da Bienal que reúne projetos de grande importância para o design brasileiro nos anos recentes.
Essa foi a terceira vez que o estúdio foi selecionado para o catálogo da Bienal. A primeira vez foi em 2017, com o cartaz idealizado para o 18° Festival Kinoarte de Cinema. Em 2019, veio uma nova seleção, dessa vez com a identidade visual desenvolvida para a Baru Confeitaria Criativa.
Outra produtora de design e ilustração de Londrina, o Lasca Studio, também teve 7 projetos selecionados e que serão inclusos na publicação impressa do evento.
Além disso, Londrina contribuiu com três profissionais para compor o corpo de júri. Maikon Nery, professor titular de Design Gráfico na UniFil, Gabriel Macohin, docente no curso de pós-graduação em Direção de Arte da Universidade Estadual de Londrina, e Gustavo André, fundador do Gustavo André Estúdio Gráfico.
Troféu Bienal Brasileira de Design. Foto: Leste/Divulgação.
Série de prêmios
A Bienal de Design não foi a única premiação a reconhecer o design de Londrina recentemente. Na última terça-feira (3), em São Paulo, os estúdios londrinenses Leste, Lasca e Petrikór conquistaram, juntos, 9 troféus no 14° Prêmio Brasileiro de Design, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign).
A Petrikór recebeu seis medalhas, sendo elas cinco bronzes e uma prata. O Lasca Studio levou duas medalhas de bronze por colaborações com o estúdio Arado, e a Leste ganhou um bronze pelo cartaz desenvolvido para a festa Arraioloo Barbada, a edição de arraiá da tradicional festa Barbada.
O júri dessa premiação também teve representação londrinense. Paulo Doi, designer da Petrikór, integrou o corpo de jurados.
Para Marina Bigardi, sócia da produtora Leste, o reconhecimento de estúdios de Londrina em duas grandes premiações nacionais reforça o alto nível do design produzido aqui. “Colocar os projetos diante de jurados altamente técnicos e qualificados e receber esse retorno é uma honra e mostra a dimensão dos trabalhos feitos na cidade. Os júris valorizam a pluralidade brasileira, incluindo trabalhos de diferentes regiões, estilos e abordagens, ora reforçando, ora revelando parte da identidade cultural do país através do design”, completa.
Os projetos selecionados na Bienal podem ser conferidos no site da ADG, e os vencedores do Prêmio Brasileiro de Design estão no site de mesmo nome do evento.
Da Redação
Foto: Leste/Divulgação
(Com informações da Assessoria de Imprensa)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)