A última rodada do Brasileirão reservou grandes emoções neste domingo (8), com dois times brigando pela taça e outros quatro na luta contra o rebaixamento. O Botafogo, campeão da Libertadores no sábado passado (30), confirmou o favoritismo como líder e conquistou o título após 29 anos ao vencer os reservas do São Paulo por 2 a 1, no Engenhão, no Rio, mesmo jogando pelo empate. O Palmeiras tinha que vencer o Fluminense no Allianz Parque, em São Paulo, e torcer para o São Paulo, mas não fez nem sua parte: perdeu por 1 a 0, terminou como vice-líder, seis pontos atrás (79 a 73), e pela primeira vez sem título na temporada na era Abel Ferreira.
Na parte de baixo da tabela, o Athletico acabou sendo rebaixado no ano em que completou 100 anos de existência. Além de perder o confronto direto com o Atlético-MG por 1 a 0, na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Furacão viu o RB Bragantino escapar com a goleada por 5 a 1 sobre o Criciúma, em Bragança Paulista. Galo e Flu, que também estavam ameaçados, se livraram. Cuiabá, Atlético-GO e Criciúma já haviam iniciado a rodada matematicamente rebaixados e fazem companhia ao rubro-negro paranaense na Série B de 2025.
O Athletico retorna à Série B 13 anos após ter disputado a competição pela última vez (em 2012) e sofre seu primeiro rebaixamento desde que ganhou projeção internacional ao conquistar a Copa Sul-Americana duas vezes, em 2018 e 2021, e ter sido vice-campeão da Libertadores 2022. Nesse intervalo, em 2019, também levantou a taça da Copa do Brasil.
O Corinthians goleou o Grêmio por 3 a 0, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e confirmou a sétima posição e a vaga na Pré-Libertadores.
Em jogo que marcou a despedida de Gabigol do Flamengo, ele fez um dos gols no empate por 2 a 2 com o Vitória, no Maracanã. Campeão da Copa do Brasil, o rubro-negro carioca termina o Brasileirão em terceiro lugar, com 71 pontos.
Da Redação
Na foto principal, Savarino marca o primeiro gol do Botafogo na vitória sobre o São Paulo, no Engenhão / Crédito: @botafogo / Instagram
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)