A Igreja celebrará ao longo de todo o próximo ano o Jubileu Ordinário de 2025, com o tema: Peregrinos de Esperança. Também chamados de Anos Santos, os jubileus são celebrados há séculos na Igreja Católica a cada 25 anos, representando um ano inteiro de comemorações e peregrinações, em que os fiéis buscam mais intensamente a renovação espiritual. As celebrações incluem tanto eventos em nível mundial, em Roma, quanto eventos locais, nas dioceses de todo o mundo.
O Papa Francisco, ao convocar o Jubileu 2025 com o tema da Esperança, convida todos os fiéis e pessoas de boa vontade a, apesar dos sofrimentos e limitações do mundo atual, manter acesa a chama da esperança.
Com o objetivo de orientar e formar os fiéis para a vivência do Ano Jubilar, o arcebispo dom Geremias Steinmetz envia a todo o povo de Deus da Arquidiocese de Londrina uma Carta Pastoral sobre o Ano Santo de Esperança 2025. O lançamento oficial será no domingo, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, na Missa do evento Deus Conosco, às 11h no Ginásio de Esportes Moringão. O evento, que começa às 8h da manhã, reunirá ao longo de todo o dia cerca de 4,5 mil pessoas.
A Carta Pastoral é uma carta que o bispo escreve ao seu povo, para orientá-lo sobre questões pastorais e de fé. Na carta sobre o Jubileu, dom Geremias trata de assuntos como o que é a esperança cristã, a preparação para o Ano Santo, as indulgências e a programação do Jubileu na Arquidiocese de Londrina.
“Rezo para que muitos possam refazer a sua fé e fazer um encontro pessoal com Jesus Cristo, nossa Esperança. Que todos possam viver a alegria do Jubileu e consigam viver a ‘Esperança que não decepciona’ (Rm 5,5)”, escreve dom Geremias
Missa de aniversário da dedicação da Catedral
Também no domingo, 8 de dezembro, a Catedral Metropolitana de Londrina vai comemorar os 90 anos de Londrina e os 39 anos de sua dedicação, com a Santa Missa às 8h, presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz. Inaugurada em 1972, a atual Catedral foi dedicada em 10 de dezembro de 1985 pelo segundo arcebispo de Londrina, dom Geraldo Majella Agnelo. A celebração solene contará com a presença de autoridades civis e religiosas.
Programação do Jubileu 2025
Em âmbito mundial, o Jubileu terá início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo Papa Francisco. Alguns dias depois, em 29 de dezembro, será a abertura arquidiocesana, com a Santa Missa presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, com a presença do clero e da comunidade arquidiocesana.
(Com informações da Arquidiocese de Londrina)
Da Redação
Foto: Reprodução
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)