fbpx

Na semana nacional do doador, Hemocentro do HU tem baixo estoque de bolsas de sangue

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Na semana nacional do doador de sangue, o Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina vive uma baixa nos estoques de bolsas e reforça a necessidade de novas doações. Tradicionalmente, o período de final de ano, em função das confraternizações e festas, tende a provocar uma redução no número de doadores.

“A gente sempre fala que o sangue é consumido, independente da fase do ano. De janeiro a janeiro é consumido e temos pacientes esperando por esse sangue. Então, é sempre bom lembrar, conscientizar de que tem pessoas precisando realmente da transfusão, elas não têm de onde tirar o sangue, não existe medicamento algum que vai substitui-lo. Realmente é muito importante a gente ter doadores aqui em todas as épocas”, afirma a assistente social do Hemocentro Ana Clara Espolador ao Paraná Norte.

Como também costuma acontecer, a maior demanda é por sangue dos tipos O+ e O-, mas Ana Clara pontua que a doação de qualquer tipagem é sempre muito bem-vinda. “Toda tipagem é bem-vinda, aqui em Londrina a doação é bem miscigenada, então tudo que vier a gente utiliza”. Segundo a assistente social, a maioria dos doadores (52%) é formada por mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos.

Decoração especial no interior do Hemocentro / Foto: Diego Prazeres

Para estimular os doadores nesta semana nacional de doação de sangue, o Hemocentro incrementou o lanche servido aos voluntários, com bolo, sorvete e suco. A instituição reforça que estão aptas a doar pessoas na faixa etária de 18 a 69 anos que estejam em boas condições de saúde e peso superior a 50kg e até 140kg.

Serviço

O Hemocentro do HU fica na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156 (atrás do HU).

Atendimento: seg a sex 8h às 18h30 e sáb 8h às 17h30

Telefone: (43) 3371-2218

Instagram: @hemocentrohu

Da Redação

Foto: Hemocentro do HU/Divulgação

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos