Com 94,4% dos votos apurados, o candidato de esquerda Yamandu Orsi venceu a eleição presidencial no Uruguai em segundo turno, neste domingo (24), contra Álvaro Delgado, do Partido Nacional, de direita, do atual presidente Luis Lacalle Pou. A vitória de Orsi representa o retorno ao poder do grupo político do ex-presidente José Mujica.
Até o fechamento desta reportagem, o Tribunal Eleitoral uruguaio contabilizava 1.123.420 votos para o candidato da oposição, contra 1.042.001 de Delgado, que admitiu a derrota.
“Serei o presidente que apela repetidamente ao diálogo nacional para encontrar as melhores soluções, naturalmente seguindo a nossa visão, mas também ouvindo com muita atenção o que os outros nos dizem”, disse o presidente eleito, professor de História que integra a coligação Frente Ampla.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou Yamandu Orsi em suas redes sociais:
“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, escreveu Lula.
Da Redação
Foto: @OrsiYamandu/Instagram
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)