Apucarana ganhou um grande presente do Papa Francisco no ano em que a cidade comemora 80 anos e a diocese completa seis décadas: o Sumo Pontífice assinou decreto no final de outubro oficializando o título de “basílica” à Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Com isso, a Cidade Alta passa a sediar a terceira catedral basílica do Paraná, depois da Catedral Metropolitana Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba, e a Catedral Metropolitana Basílica Nossa Senhora da Glória, em Maringá.
A distinção especial do Vaticano, segundo o bispo diocesano Dom Carlos José, ocorre em função da importância histórica e da estrutura arquitetônica da catedral. Ele explica que o título de Basílica representa uma ligação mais estreita com as grandes basílicas e de forma mais direta com o Romano Pontífice. A Catedral é a principal igreja de uma diocese, onde se encontra o trono episcopal. Para haver catedral, é preciso haver um bispo associado a ela.
Já a Basílica é mais importante. Trata-se de uma Igreja Católica que goza, conforme o direito canônico, de certos privilégios: dispor de altar reservado ao papa, ao cardeal ou ao patriarca, e não estar submetida à jurisdição eclesiástica local, o que lhe confere um status internacional.
Com a distinção, a Catedral de Apucarana passará por adequações para se tornar a nova Basílica do estado.
(Com informações da Prefeitura de Apucarana)
Da Redação
Foto: Prefeitura de Apucarana
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)