A empresa responsável pela instalação das novas torres de iluminação do estádio do Café começou nesta sexta-feira (8) a içar as estruturas de base e a colocação dos painéis luminosos de LED nas duas estruturas.
Elas pesam pouco mais de 11 toneladas e medem 48 metros de altura e ficarão localizadas entre as quatro torres originais do estádio, cujas lâmpadas são de vapor metálico. No total, o estádio passará a contar com seis torres. As obras estão sob responsabilidade da empresa Multiplus Balsa Nova, contratada pela Prefeitura por meio de licitação.
Entrando em suas etapas finais, a intervenção ampliará a capacidade luminosa do estádio de 300 para 1.200 lúmens, segundo a Fundação de Esportes de Londrina (FEL). A primeira torre, localizada atrás da arquibancada descoberta, já se encontra erguida. A segunda deve ser implantada ainda hoje, a depender das condições climáticas. Isso porque o guindaste responsável por levantar essas estruturas não pode ser operado em tempo chuvoso.
Com a base já pronta, junto do painel luminoso, os passos finais serão as passagens dos cabos, responsáveis pelo fornecimento energético, e as calibragens e testes de funcionamento.
Diferentemente das torres mais antigas, que têm lâmpadas de vapor metálico, a iluminação das novas estruturas será de LED, conhecida por seu rendimento energético e luminoso maior.
Além de proporcionar benefícios aos torcedores e atletas que se utilizam do estádio, essa mudança era necessária para que o Londrina Esporte Clube continue com seu mando de campo nos jogos oficiais. Isso porque a CBF exige um número mínimo de lúmens para liberar as partidas. Com esse reforço, o estádio irá atender aos requisitos.
O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Claudemir Fattori, salientou que a Prefeitura também está executando ações de manutenção do gramado no Estádio do Café. “Estamos aproveitando esse período em que não há eventos programados no estádio para conduzir essas importantes obras. Esses trabalhos serão benéficos tanto para as equipes londrinenses quanto para o público que comparece aos eventos no estádio. Também ajudarão a divulgar uma imagem positiva de Londrina para o restante do país, mostrando que temos um estádio moderno e adequado para sediar competições de destaque”, frisou.
O Londrina voltará a usar o estádio a partir de dezembro, quando disputará o Torneio Paranaense de Verão, que serve como preparação para o Campeonato Paranaense de 2025.
(Com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura)
Da Redação
Fotos: Emerson Dias/Ncom
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)