Com 56.392 candidatos, o concurso público da Sanepar 2024 marca um recorde histórico na Companhia em número de inscritos. Em relação ao último certame, realizado em 2013 com 37.936 participantes, houve um acréscimo de 48,6%. O concurso se destina a preencher 102 vagas e à formação de cadastro de reserva. As provas serão em 17 de novembro em várias cidade do Paraná.
As provas serão realizadas em 17 de novembro em diversas cidades do Paraná, e a publicação dos resultados está prevista para 19 de dezembro no site do Instituto AOCP, responsável pela execução do certame.
Em 12 de janeiro de 2025, os candidatos negros aprovados passarão pela avaliação de pertencimento racial a ser conduzida pela banca de heteroidentificação do AOCP. Para se beneficiar desta cota, o aprovado deverá apresentar características fenotípicas que o identifique como pertencente à etnia negra.
Pessoas com deficiência (PcD) aprovadas e elegíveis para convocação e contratação também passarão por uma Comissão Multidisciplinar composta por profissionais da Companhia. “Essa equipe já está se preparando com dedicação para essa fase inédita do processo de concurso da Sanepar”, explica a presidente da Comissão Técnica de Concurso Público 2024, a pedagoga Fátima Aparecida Vieira Techy.
Os cotistas que eventualmente estejam inaptos a usufruir dessas cotas não serão desclassificados. “Nesses casos, serão mantidos na lista de ampla concorrência. Essa abordagem reflete o compromisso da Companhia em oportunizar a chance de avançar no processo seletivo. Estamos aplicados em garantir um ambiente inclusivo, diverso, representativo e acolhedor para todos”, completa.
O diretor administrativo da Companhia, Fernando Guedes, destaca que a Sanepar é vista como uma empresa sólida e extremamente atrativa. “A Companhia honra seus compromissos, oferece salários dignos e benefícios atrativos. É mais que uma chance de trabalho, mas oportuniza um verdadeiro projeto de vida para quem ingressa. Além disso, contribuir para o crescimento de uma empresa de peso é um chamado irresistível para muitos”, explica.
Inclusão
Além das cotas sociais, que contaram com inscrições de 4.916 negros, 1.064 pessoas com Deficiência (PcD) e 217 mulheres vítimas de violência doméstica, outra iniciativa inédita desta edição foi a isenção da taxa de inscrição para 8.265 pessoas de baixa renda vinculadas ao Cadastro Único, cidadãos que prestaram serviço eleitoral e doadores de sangue e medula óssea.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Da Redação
Foto: Sanepar
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)