O advogado, professor e presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDconst), Flávio Pansieri, lança sua candidatura à Presidência da OAB Paraná, pela Chapa “Pela Ordem 10”, nesta segunda-feira (28), em Arapongas.
A advogada Jéssica Santos concorre à presidência da subseção da OAB de Arapongas, e tem como vice-presidente o advogado João Nazário. Santos acredita que é momento de mudança e de renovação, para tornar a OAB mais moderna, eficiente e preparada para os desafios do futuro. “Nosso objetivo é construir uma subseção mais inclusiva, participativa e próxima de cada profissional. Estamos aqui para ouvir, agir e conquistar novas vitórias ao lado da advocacia paranaense”, afirmou.
O advogado Flávio Pansieri encabeça a Chapa “Pela Ordem 10”, Advocacia Forte e Respeitada, e tem como vice-presidente Elizandro Pellin. A proposta é mudar a postura de gestão na condução da instituição, com uma administração transparente e plural, que deve contar com participação efetiva de todos os profissionais da advocacia paranaense.
Para o candidato à presidência da OAB-PR, Flávio Pansieri, a OAB é de toda a advocacia, e não é possível submetê-la a movimentos políticos partidários para atender interesses pessoais, que não refletem os anseios reais da advocacia. “É preciso resgatar o protagonismo da OAB Paraná, abrir as portas e janelas para os advogados e advogadas, promovendo a pluralidade na gestão para todos. A advocacia enfrenta uma série de dificuldades no cotidiano, e nós vamos trabalhar para buscar soluções, com medidas efetivas para superar cada um desses problemas, com diálogo, com responsabilidade e transparência na gestão. A proposta da Chapa “Pela Ordem” é romper com as estruturas antiquadas que dominam a gestão da OAB-PR há mais de 60 anos”, afirma Pansieri.
O candidato à presidência é pé vermelho do Norte paranaense, nasceu em Jacarezinho onde viveu grande parte de sua infância. Cursou Direito na PUC-PR, em Curitiba, onde atua como Professor do PPGD da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Tem mais de 23 anos de experiência na advocacia e na OAB PR, onde atuou como Conselheiro Estadual e Federal Eleito da Ordem dos Advogados do Brasil (2007-2022), e vice-Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (2016-2022).
É Pós-doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (2018/2020). É Vice-Presidente Institucional da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná (CAMFIEP) e Fundador e Presidente Executivo da Academia Brasileira de Direito Constitucional, ABDConst, e Líder do Publius (CNPq).
O objetivo é resgatar a OAB Paraná e devolver a instituição para os advogados e advogadas, integrando as diretorias das 10 regiões do interior do Estado, com estruturas mais adequadas e eficientes para o desenvolvimento de suas atividades.
Eleições OAB Paraná
A OAB é uma entidade de classe que representa o ponto de equilíbrio para as tensões do sistema democrático brasileiro, e neste contexto destaca-se a importância das eleições do próximo dia 22 de novembro, para escolha do presidente, dos dirigentes e conselheiros, para o triênio 2025/2027 da seccional Paraná.
A instituição tem mais de 90 mil advogados inscritos nos seus quadros, e de acordo com o Provimento 222/2023, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, só os advogados que estão em dia com o pagamento da anuidade poderão participar do processo eleitoral, seja para integrar as chapas que concorrem no pleito ou para exercer o direito de votar. As estimativas apontam que em torno de 30% dos advogados estejam inadimplentes com a instituição.
Com um orçamento estimado em R$ 68 milhões anuais, A OAB Paraná administra recursos maiores do que muitos municípios do Paraná. A proposta da nova chapa é gerir e aplicar esses recursos da OAB Paraná com responsabilidade e transparência, investindo em projetos e programas para resolver os problemas reais do dia a dia dos profissionais da advocacia.
Da Redação
Foto: Divulgação
(Com informações da Assessoria de Imprensa)