fbpx

Cria da zona norte, vice alavanca expressiva vitória de Tiago em “reduto dos Belinati”

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

“Londrina nunca teve um vice-prefeito da zona norte. E agora vai ter”. A frase do pastor neopentecostal Benedito Santos Rosa ajuda a explicar um fenômeno decisivo para a vitória de Tiago Amaral (PSD) na disputa pela Prefeitura de Londrina contra Maria Tereza (PP), em eleição em segundo turno realizada neste domingo (27).

O prefeito eleito teve 54,75% de votos válidos na 157ª Zona Eleitoral, que concentra os locais de votação da zona norte, tradicional reduto político da família Belinati, cuja candidata Maria Tereza (PP), apoiada pelo atual prefeito, Marcelo Belinati (PP), fez 45,25%. Seu Benedito é pai do ex-vereador Junior Santos Rosa (PL), candidato a vice na chapa de Tiago.

A reportagem do Paraná Norte conversou com ele durante a carreata da vitória que a chapa vencedora promoveu na Avenida Saul Elkind, na noite deste domingo, iniciada em frente ao comitê de campanha da coligação. O pastor mora há mais de 40 anos no Conjunto Maria Cecília, onde Junior nasceu, cresceu e vota (na Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira, maior colégio eleitoral da zona norte, com mais de cinco mil eleitores em 15 seções).

Disse que é amigo de Marcelo Belinati e avalia que o prefeito até tem feito uma boa gestão. Mas quando questionado sobre o porquê de uma vitória tão expressiva de Tiago sobre a candidata de Belinati na região onde o clã sempre levou a melhor em outras eleições, Benedito elencou uma série de fatores que tem no filho, sem falsa modéstia, a principal explicação.

Primeiro, disse, é negro e de origem humilde. Reconheceu que, claro, o voto dos evangélicos também foi importante – Junior Santos Rosa é pastor na mesma igreja do pai -, mas não só isso. “O Junior teve quase 17 mil votos na eleição para prefeito em 2020, mais que o Tiago, então, quando ele virou vice do Tiago neste ano já levou 17 mil votos com ele”, apontou. Em 2020, Junior Santos Rosa, então no Republicanos, teve 16.765 votos, ficando atrás apenas de Marcelo, reeleito, e Boca Aberta. Tiago Amaral foi apenas o quinto colocado, com pouco mais de 10 mil votos.

“E ele [Junior Santos Rosa] fez muito pela região quando foi vereador por três mandatos, e continuou fazendo. Quem começou a discussão para a duplicação desta avenida aqui [Saul Elkind] foi ele. E está sempre em contato com os moradores aqui da região. Quem tivesse ele como vice teria uma grande vantagem”, afirmou o pai do ex-vereador, acrescentando que durante a campanha Tiago Amaral também fez um trabalho importante de aproximação com a comunidade local, ouvindo as demandas da região. “Deus fala que nós temos que nos igualar aos simples. O Junior sempre foi um dos nossos, o Tiago se igualou”, disse.

Uma eleitora presente na conversa, de uma geração mais nova que a de seu Benedito, também abordou um outro aspecto. Ela disse que os moradores mais velhos são gratos ao que a família Belinati fez pela zona norte, mas que a nova geração não presenciou isso e defende outras políticas de melhorias para a região.

Por Diego Prazeres

Foto: Diego Prazeres

LEGENDA – Tiago Amaral e família e o vice, Junior Santos Rosa, durante votação neste domingo (27)

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos