Amaral lidera, Tereza encosta
Uma eleição para a Prefeitura que, pelas últimas sondagens de intenção de voto, segue indefinida em Londrina. Divulgada na última quarta-feira (23), a pesquisa espontânea do Instituto Multicultural/Folha de Londrina/Paiquerê 91,7 (quando não são apresentados os nomes dos candidatos), mostrou Tiago Amaral (PSD) com 43,5% e Maria Tereza (PP), 34,5%. Na sondagem de uma semana atrás, Amaral tinha 41% e Tereza, 29%.
Quase empate técnico
Já a sondagem do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada na quinta-feira (24), trouxe Amaral ainda na frente, mas com vantagem de menos de 5 pontos percentuais em relação a Maria Tereza (34,8% e 29,9%). Ou seja, com a margem de erro de 3,5%, os dois estão quase que empatados tecnicamente. Em relação ao levantamento do mesmo Instituto, divulgado uma semana antes, em 18 de outubro, o candidato do PSD aparecia com 32,5% das intenções de voto e a candidata do PP somava 26,4%.
Segundo turno com mais de 2 milhões de eleitores no Paraná
Nas três cidades paranaenses onde vai haver segundo turno, mais de 2.082.000 eleitoras e eleitores devem ir às urnas neste domingo (27). A maior parte, cerca de 1.423.000, em Curitiba. Na sequência vêm Londrina, com seus quase 400 mil eleitores, e Ponta Grossa, com pouco mais de 259.000. De acordo com o TRE, no total, as 17 Zonas Eleitorais das três cidades contam com 700 locais de votação, quase 6.000 Seções Eleitorais e cerca de 6.400 urnas eletrônicas, sendo 402 delas reservas, além de quase 24 mil mesários e mesárias. Em média, segundo o TRE, existe uma Seção Eleitoral para cada 348 votantes nas três cidades. Em Londrina, as quatro Zonas Eleitorais somam 1.181 Seções distribuídas por 156 locais de votação.
Campanha para reduzir abstenção
Para tentar reduzir a abstenção registrada no primeiro turno, que, na média, ficou em 21% no estado, a Justiça Eleitoral lançou uma campanha para convocar os eleitores a votarem no próximo domingo. Em Londrina e Curitiba, duas das três cidades paranaenses onde vai haver segundo turno, a abstenção no último dia 6 de outubro ficou na faixa dos 27%. Já Ponta Grossa registrou ausência um pouco menor, com 23% dos eleitores deixando de ir às urnas. Nos três municípios, segundo o TRE, mais de 570.000 pessoas não votaram no primeiro turno, sendo 111.000 em Londrina, quase 395.000 em Curitiba e outras 62 mil na cidade dos Campos Gerais.
Segundo turno também não terá lei seca
A Secretaria Estadual de Segurança Pública anunciou que, assim como no primeiro turno, não haverá a chamada Lei Seca nas três cidades que terão votação no próximo domingo: Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. A Sesp também divulgou o número de prisões por crimes eleitorais, no primeiro turno, em todo o estado: 30. Na comparação com 2020, quando o Paraná contabilizou 85 prisões por crimes eleitorais, a redução foi de 65%.
Da Redação
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)