As eleições da OAB Paraná têm data marcada para o dia 22 de novembro de 2024. Serão escolhidos os novos conselhos da seccional e subseções para o triênio 2025/2027, além das novas diretorias. A votação será realizada em plataforma digital, das 9h às 17h.
São 49 subseções da OAB em todo o Paraná, que terão novos presidentes eleitos. Em Londrina, a Chapa XI de Agosto é capitaneada por Mário Sérgio Dias Xavier. Já o candidato à presidência da OAB Paraná pela chapa é Luiz Fernando Casagrande Pereira, que ocupa o posto de diretor-tesoureiro da seccional. A candidata a vice-presidente é Graciela Marins, e os outros membros são Adriana D’Avila (secretária-geral), Eder Fabrilo Rosa (secretário-geral adjunto) e Mauro Bordin (diretor-tesoureiro). Fernando Deneka é postulante ao cargo de presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR).
Chapa XI de Agosto. Foto: Divulgação.
Pereira iniciou na última semana um giro por cidades do Estado, com o objetivo de dialogar com as advocacias locais e afinar seu plano de gestão. Os primeiros destinos foram Maringá, Ponta Grossa e Guarapuava. Ao Paraná Norte, o candidato afirmou que tem “visitado os escritórios da advocacia um a um, conversado com todo mundo, e com isso, (estou) construindo uma proposta coletiva da advocacia paranaense para os próximos três anos na OAB do Paraná”.
O candidato fez uma visita “muito boa” em Londrina nesta terça-feira (15). Na quarta-feira (16) seguiu para municípios da região, passando por Apucarana e Arapongas. No dia seguinte foi para o Noroeste e Oeste do Paraná, em Umuarama e Toledo, e finalizou o giro na sexta-feira (18) em Cascavel.
Em suas manifestações, o candidato tem enfatizado a preocupação com a abertura indiscriminada de cursos de direito, além do desrespeito dos tribunais à sustentação oral e a outras prerrogativas da advocacia. “Não podemos admitir a terceirização do Judiciário”, afirmou em relação à decisões elaboradas por assessores em vez de magistrados.
Pereira anuncia como prioridades de gestão um grande investimento na Escola Superior de Advocacia (ESA), para “fazer da ESA do Paraná a melhor do Brasil”. Suas proposições são o aumento da tabela de honorários para a advocacia dativa, defesa das prerrogativas da classe, um protagonismo maior da OAB com empenho por mudanças no Conselho Federal e um aumento no orçamento para comissões.
Conhecido pela atuação no campo eleitoral, o advogado tem na bagagem a experiência como coordenador-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Na OAB Paraná, além de diretor-tesoureiro já foi conselheiro estadual.
Luiz Fernando Casagrande Pereira, candidato à presidência da OAB Paraná pela Chapa XI de Agosto. Foto: Divulgação.
Eleições
Os registros de chapas que desejam concorrer podem ser feitos até as 18h do dia 23 de outubro de 2024, atendendo às condições que constam no edital.
Estão convocados a votar todos os advogados inscritos na seccional do Paraná adimplentes com o pagamento das obrigações financeiras e com inscrição ativa.
Por Heloísa Gonçalves
Foto: OAB Paraná
(Contêm informações da Assessoria de Imprensa)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)