O Alzheimer impacta a vida de um número crescente de famílias tornando essencial conversar sobre isso de maneira acessível e delicada, seja em casa, no trabalho ou na escola. É justamente essa a proposta do livro “Maria”, escrito pela paulistana Larissa Ramalhoso e ilustrado por Isabel de Paiva, com lançamento em Londrina nesta semana, em parceria com o Instituto Não Me Esqueças (INME) responsável pelo atendimento gratuito de pessoas com o diagnóstico e suas famílias. A obra, que também conta com o apoio da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz) e da Lãs Pingouin, é uma homenagem à avó da autora, diagnosticada com Alzheimer aos 78 anos, e busca sensibilizar leitores de todas as idades sobre os desafios da vida com Alzheimer.
O lançamento do livro na cidade será marcado por dois eventos gratuitos. No dia 18, próxima sexta-feira, às 19h, no SESC Cadeião (Rua Sergipe, 52), a autora participa de uma roda de conversa com educadores sobre Alzheimer, literatura e educação. No dia seguinte, 19, sábado, às 10h30, a escritora fará a leitura da obra para o público na Loja Ciranda (Rua Prefeito Hugo Cabral, 656). O livro, editado pela Enleio, estará à venda por R$ 40,00, com a opção de adquirir um kit “Maria + Lacinho da Vovó”, de Cristiane Boneto, por R$ 60,00. O kit inclui linha, agulha de crochê e um guia para fazer correntinhas. Parte das vendas será revertida para o Instituto Não Me Esqueças, contribuindo para cobrir as despesas da entidade.
A avó de Larissa, protagonista da história, hoje vive o estágio mais avançado da doença de Alzheimer. “Minha avó sempre foi muito amorosa. Nas manhãs de sábado, nos acordava trazendo pão fresco. Eu tocava piano na casa dela e adorava a estante cheia de livros da Agatha Christie”, lembra a autora. A decisão de escrever “Maria” nasceu do desejo de homenagear vó Maria e de trazer um olhar sensível sobre o Alzheimer para o público infantil. “Quando o livro ficou pronto, fui até a casa de repouso ler para ela. Foi um momento de muita emoção, e até hoje me emociono sempre que releio”, revela Larissa.
Para Elaine Mateus, fundadora do Instituto Não Me Esqueças e presidente da Federação Brasileira de Alzheimer, “Maria” é uma leitura indispensável. “É um livro que trata do envelhecimento e da perda de maneira acessível e sensível, fazendo com que os leitores de todas as idades possam refletir sobre como lidar com o impacto das demências.”
Os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados. É uma oportunidade de aprender com a história de Maria sobre um problema de saúde pública que alcança 2 milhões de pessoas no Brasil, além de colaborar com o com o Instituto Não Me Esqueças. O livro também está à venda na sede do Instituto Não Me Esqueças (Rua Paes Leme, 569) e no site da editora Enleio.
Lançamento do livro “Maria”
De Larissa Ramalhoso com ilustrações de Isabel de Paiva
Editora Enleio
Datas:
18 de outubro (sexta-feira), 19h, SESC Cadeião – Rua Sergipe, 52.
19 de outubro (sábado), 10h30, Loja Ciranda – Rua Pref. Hugo Cabral, 656.
Entrada gratuita
Parceiros:
Instituto Não Me Esqueças (INME), Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz) e Lãs Pingouin.
Da Redação
Foto: Divulgação
(Com informações da Assessoria de Imprensa)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)