fbpx

Condenados da Operação ZR3 são absolvidos pelo crime de organização criminosa

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Em nova decisão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, publicada nesta segunda-feira (7), os 13 réus da Operação ZR3, que haviam sido condenados por organização criminosa em 2022, foram absolvidos. Cleuber Brito, Ignês Dequech Alvarez, José de Lima Castro Neto e Júlio Cesar Cardoso respondiam somente por essa acusação, e assim, foram absolvidos completamente. A lista inclui ex-vereadores, ex-servidores, ex-secretários municipais e ex-empresários, acusados de obter vantagens indevidas na aprovação de leis para mudar o zoneamento urbano na cidade.

Por meio de nota, o advogado de Cleuber Brito, ex-secretário municipal do Ambiente, Rodrigo Antunes, afirmou que “a absolvição resgatou sua dignidade e honra por ser um profissional sério e nunca ter participado de qualquer ato ilícito”.

Os demais réus também respondiam por corrupção passiva e ativa e advocacia administrativa, e por isso tiveram suas penas reduzidas.

Na decisão de 2022, o ex-vereador Rony Alves havia sido sentenciado a nove anos de prisão, enquanto que o ex-parlamentar Mario Takahashi, que na época da operação era presidente da Câmara Municipal, foi sentenciado a sete anos de prisão. Com a diminuição das penas, a reclusão de Alves passou para sete anos, a ser cumprida em regime inicial semiaberto, e a de Takahashi será de quatro anos e oito meses, também a ser cumprida em regime inicial semiaberto.

A reportagem aguarda manifestação das defesas dos demais citados.

Por Heloísa Gonçalves

Foto: TJ-PR

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos