Em nova decisão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, publicada nesta segunda-feira (7), os 13 réus da Operação ZR3, que haviam sido condenados por organização criminosa em 2022, foram absolvidos. Cleuber Brito, Ignês Dequech Alvarez, José de Lima Castro Neto e Júlio Cesar Cardoso respondiam somente por essa acusação, e assim, foram absolvidos completamente. A lista inclui ex-vereadores, ex-servidores, ex-secretários municipais e ex-empresários, acusados de obter vantagens indevidas na aprovação de leis para mudar o zoneamento urbano na cidade.
Por meio de nota, o advogado de Cleuber Brito, ex-secretário municipal do Ambiente, Rodrigo Antunes, afirmou que “a absolvição resgatou sua dignidade e honra por ser um profissional sério e nunca ter participado de qualquer ato ilícito”.
Os demais réus também respondiam por corrupção passiva e ativa e advocacia administrativa, e por isso tiveram suas penas reduzidas.
Na decisão de 2022, o ex-vereador Rony Alves havia sido sentenciado a nove anos de prisão, enquanto que o ex-parlamentar Mario Takahashi, que na época da operação era presidente da Câmara Municipal, foi sentenciado a sete anos de prisão. Com a diminuição das penas, a reclusão de Alves passou para sete anos, a ser cumprida em regime inicial semiaberto, e a de Takahashi será de quatro anos e oito meses, também a ser cumprida em regime inicial semiaberto.
A reportagem aguarda manifestação das defesas dos demais citados.
Por Heloísa Gonçalves
Foto: TJ-PR
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)