Antes de enfraquecer para categoria 1, Furacão Milton causa mortes e destruição nos EUA

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

O furacão Milton assolou a Flórida com tornados e inundações nesta quarta-feira (09). Quase três milhões de casas no estado ficaram sem energia depois que o fenômeno atingiu a costa como uma tempestade categoria 3. Os ventos atingiram 195 quilômetros por hora.

Pelo menos 18 tornados precederam o furacão e foram confirmados até o momento, segundo a DW Brasil. Mas o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu mais de 100 alertas de possíveis tornados em todo o estado, um recorde em um único dia. Existem relatos de “várias fatalidades” depois que os ventos atingiram uma comunidade de aposentados na costa leste da Flórida. Até agora, ao menos duas vítimas foram confirmadas por um policial.

Inundação e chuva forte

Ainda de acordo com a DW Brasil, as autoridades locais também relataram grandes inundações nas cidades de Naples e Fort Myers, na costa oeste da Flórida, onde os níveis de água ultrapassam 1 metro do solo.

Na cidade de Sarasota, perto de Siesta Key, rajadas de vento arrancaram vidros de prédios na orla. As ruas estavam desertas e as árvores balançavam, mal conseguindo suportar o vento. Empresas fizeram barricadas com sacos de areia para impedir a destruição dos prédios.

Olho do Furacão Milton.

Milton enfraqueceu para categoria 1

Milton enfraqueceu para uma tempestade de categoria 1 ao longo da noite, mas ainda registrava ventos fortes de até 150 quilômetros por hora na manhã de quinta-feira (10), segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). “Chuvas muito fortes e ventos continuam em grande parte da região central da Flórida. As emergências de inundações repentinas continuam em vigor”, alertou o NHC.

A previsão é que na manhã desta quinta (10) o furacão siga ao interior, e que perca força ao chegar no Oceano Atlântico.

Da Redação

Foto: Cira/Noaa/Noaa/ZUMA Press Wire/IMAGO

(Contêm informações da DW Brasil)

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente