fbpx

Em Apucarana, candidato a vereador mais votado não é eleito

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Apucarana teve uma situação curiosa na eleição à Câmara Municipal. O candidato mais votado entre todos os concorrentes, Dr. Odarlone (PT), acabou não se elegendo por conta do quociente eleitoral. O petista, que na eleição de 2016 se candidatou à Prefeitura de Londrina como Odarlone Orente, somou 2.407 votos, 32 a mais do que o segundo colocado, Moises Tavares (PP), eleito.

Dr. Odarlone (PT), candidato a vereador
Foto: TSE

A explicação para isso é que a eleição para vereador ocorre no sistema proporcional, que considera os quocientes eleitoral e partidário, além de sobras e médias. O quociente eleitoral é obtido pela divisão do número total de votos válidos (excluindo brancos e nulos) pelo número de cadeiras em disputa (no caso da Câmara de Apucarana, são 11). Só têm direito à vaga os partidos que atingirem esse número, uma espécie de índice mínimo.

Já o cálculo do quociente partidário define quantas vagas o partido terá. É o número de votos válidos obtidos pela legenda dividido pelo quociente eleitoral.

Esse sistema parte do princípio de que o mandato no Legislativo é do partido e não do vereador, o que impõe às legendas a necessidade de ter um bom desempenho nas urnas. E em Apucarana, apesar da votação do candidato Dr. Odarlone, a legenda ou federação não foi bem – a segunda mais votada, Professora Damarli (PT), recebeu apenas 350 votos. Partidos bem menores do que o PT, como Agir (duas cadeiras), Solidariedade (uma) e Democracia Cristã (uma), conseguiram ter representantes eleitos porque o desempenho deles foi proporcionalmente melhor.

Os apucaranenses reelegeram apenas três vereadores, promovendo uma renovação de 72% na Câmara Municipal na próxima legislatura.

Veja os vereadores eleitos em Apucarana:

Moises Tavares (PP) – 2.389 votos (reeleito)

Tiago Cordeiro (PDT) – 2.181 (reeleito)

Guilherme Livoti (União Brasil) – 2.112

Gabriel Caldeira (União Brasil) – 2.045

Adan Lenharo (DC) – 1.965

Danylo Acioli (MDB) – 1.828

Eliana Rocha (Solidariedade) – 1.595

Sidnei da Levlimp (MDB) – 1.589

Deco (Agir) – 1.456

Luiz Vilas Boas (PDT) – 1.388

Luciano Facchiano (Agir) – 1.233 (reeleito)

Por Diego Prazeres

Foto: Jair Ferreira/Prefeitura Municipal de Apucarana

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos