Arapongas é a única das cinco cidades da região avaliadas pelo Paraná Norte que tem apenas dois candidatos na disputa pela Prefeitura e onde o PSD do governador Ratinho Júnior e o PL do ex-presidente Bolsonaro estão em lados contrários. O ex-secretário de Governo e ex-procurador do município, Rafael Cita (PSD) – sobrinho e candidato do atual prefeito Sergio Onofre (PSD) -, e o vice dele, Jair Milani (PL) devem travar uma batalha acirrada nas urnas neste domingo.
Disputa que começou quente ainda no ano passado, antes mesmo das convenções partidárias, quando Onofre anunciou a pré-candidatura do sobrinho ao Executivo municipal. Em sua edição de lançamento, o Paraná Norte publicou detalhes do racha entre os dois políticos, com Jair Milani afirmando que decidiu romper com o prefeito porque ele descumpriu um acordo. “A gente tinha combinado de fazer uma pesquisa em dezembro e quem estivesse em melhores condições, ou eu ou o sobrinho dele, iria ser o candidato”, afirma.
Milani, que foi secretário de Obras de Arapongas até setembro do ano passado, disse ainda ter ficado surpreso quando, naquele mesmo mês, Onofre promoveu uma solenidade com a presença do governador para filiar Cita ao PSD e anunciá-lo como seu pré-candidato. “O prefeito disse que o secretário que não fosse à solenidade teria de deixar a pasta. Eu falei que não iria e fui exonerado”, conta.
Aposta em Bolsonaro e nas obras
Milani aposta em dois “cabos eleitorais” para ganhar a eleição deste domingo: o apoio público do ex-presidente Jair Bolsonaro, que chegou a visitar a Cidade dos Pássaros durante a campanha e participou de carreata e comício de apoio ao candidato do PL, e fato de ter estado à frente de mais de 130 obras realizadas pela atual gestão, que também será explorada por Cita. “Sou agrimensor, entendo muito dessa área. As obras foram feitas pela minha equipe. E a administração se saiu muito bem nesse campo”, garante.
“Não sou apenas sobrinho”
Rafael Cita, por sua vez, disse ao Paraná Norte, à época, não se considerar uma pessoa de extrema direita, mas um conservador e pragmático, “mais na linha do [governador] Ratinho”. O candidato do atual prefeito, que disputa sua primeira eleição aos 36 anos, também afirmou, em janeiro, não acreditar no envolvimento pessoal de Bolsonaro na campanha do PL de Arapongas. Sobre o fato de ser sobrinho de Onofre, disse que “pode ter pesado na escolha, mas não sou apenas sobrinho. Sou advogado desde os 22 anos. Fui assessor de juiz, de promotor, procurador-geral do Município”, finalizou.
Jair Milani – Coligação “Experiência e competência comprovadas”
A coligação do atual vice-prefeito, Jair Milani (PL), tem ainda Avante, MDB, PMB e Podemos. A chapa tem o empresário Guto Grassano (Avante) como candidato a vice-prefeito.
Rafael Cita – Coligação “Pra frente Arapongas”
A coligação de Rafael Cita (PSD) reúne ainda outros dez partidos (PP, União Brasil, PSB, Republicanos, PDT, PSDB, Cidadania, PRD, DC e NOVO). A ex-secretária municipal de Cultura, Édina Kummel (PP) é a candidata a vice-prefeita.
Cambé, Ibiporã e Rolândia têm cenário mais definido
Em outras quatro das principais cidades do Norte paranaense, três terão os atuais prefeitos buscando a reeleição neste domingo, 6 de outubro: Cambé, Ibiporã e Rolândia. E em todas elas, as pesquisas mostram que os atuais gestores municipais têm ampla vantagem sobre os outros concorrentes.
Cambé
Conrado Scheller – Coligação “Vamos juntos”
Em Cambé, o atual prefeito, Conrado Scheller (PSD), formou uma grande coligação que tem, além do PSD, mais oito partidos (MDB, PL, PSB, PRD, Republicanos, União Brasil e Avante). A chapa tem como candidato a vice-prefeito, José Carlos Camargo (PL), o Zezinho da Ração.
Alcides Alexandrino – Coligação “Cambé merece mais: experiência e compromisso”
O empresário Alcides Alexandrino (PDT) é o candidato a prefeito na coligação com o Agir e tem como candidato a vice o ex-vereador Irineu Defende (PDT).
Paulo Soares – Coligação “Cambé de um jeito novo”
O ex-vereador Paulo Soares (Novo) é o candidato a prefeito pela coligação, que tem ainda oPRTB e o PMB. A chapa tem como candidato a vice a professora Arísia Mendes.
Jorge Teodoro – Federação Brasil da Esperança
O sociólogo e servidor público municipal Jorge Teodoro (PV) é o candidato a prefeito de Cambé pela Federação Brasil da Esperança, que tem ainda PC do B e PV. A candidata a vice-prefeita na chapa é a psicóloga e assistente social Maria José (PT).
Vermelho da rádio – PP
O ex-apresentador de TV e radialista Luis Carlos de Oliveira (PP) é o candidato da chapa pura do partido e terá como candidato a vice-prefeito o corretor de imóveis Leonel Bacinello (PP).
Cenário em Cambé
Em Cambé, a única sondagem de intenção de voto, contratada pela RICtv Record à Ágili Pesquisas e Marketing, mostrou um cenário amplamente favorável ao atual prefeito Conrado Scheller (PSD), que somou 41,20%. Na sequência, todos com menos de 3% das intenções de voto, aparecem Alcides Alexandrino (PDT), com 2,60%; Paulo Soares (Novo), com 2,40%; Vermelho da Rádio (PP), com 1,80%; e Jorge Teodoro (PV), com 0,40%.
A pesquisa, que entrevistou 500 eleitores entre os dias 20 e 24 de setembro, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PR-05431/2024. A margem de erro da sondagem é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.
Ibiporã
Boca Aberta (PMB)
O ex-vereador de Londrina e ex-deputado federal, Boca Aberta, que teve os dois mandatos cassados, registrou sua candidatura junto à Justiça Eleitoral para concorrer à Prefeitura de Ibiporã, mas teve o pedido indeferido em primeira instância. A defesa do candidato recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral e aguarda o julgamento do recurso, por conta disso, ele terá o nome nas urnas neste domingo de eleições.
José Maria Ferreira (PSD)
Ibiporã é mais um município da região Norte em que o PSD do governador Ratinho Júnior e o PL de Bolsonaro estão juntos na eleição. A coligação, que reúne outros oito partidos, tem o atual prefeito José Maria Ferreira (PSD) como candidato à reeleição e Mari de Sá (PL) como candidata a vice na chapa.
João Coloniezi (PSB)
O ex-prefeito João Coloniezi (PSB), que antecedeu José Maria Ferreira na chefia do Executivo de Ibiporã, é o candidato da coligação, que tem ainda a Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PC do B). O candidato a vice na chapa de Coloniezi será Júlio César Fôlego (PV), o Cezinha da Feira.
Cenário em Ibiporã
Em Ibiporã, o atual prefeito José Maria Ferreira (PSD) deve ganhar a eleição com folga, se os números da última pesquisa, que deram a ele pouco mais de 65% das intenções de voto, forem confirmados nas urnas. A sondagem, contratada pelo PSD e realizada pela Arbeit Pesquisas, trouxe em segundo lugar Boca Aberta (PMB), com 10,57%; e o ex-prefeito João Coloniezi, com 6,63%, na terceira colocação. O levantamento, registrado no TRE sob o número PR-09608/2024, entrevistou 407 eleitores, entre os dias 13 e 14 de setembro.
Rolândia
Aílton Maístro – Coligação “Rolândia: Quem ama cuida”
O atual prefeito de Rolândia, Aílton Maístro (PL), tenta a reeleição pela coligação que reúne, além do PL, PSD, PP, Novo, PRD e PRTB. O advogado e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Horácio Negrão, é o candidato a vice da chapa.
Alex Santana – Coligação “Rolândia para Todos”
O ex-presidente da Câmara de Vereadores, Alex Santana (MDB), é o candidato a prefeito da coligação, que tem ainda o União Brasil, o Republicanos e o PSB. O ex-secretário de Assistência Social do atual prefeito, Diego Silva, do União Brasil, é o candidato a vice na chapa.
Márcio Vinicius – Podemos
Outro dissidente da gestão Aílton Maístro que se lançou candidato ao Executivo municipal é o atual vice-prefeito, Marcio Vinicius, que saiu do União Brasil e se filiou ao Podemos. A chapa tem como candidata a vice a advogada e empresária Sônia Lachner.
Cenário em Rolândia
Rolândia é mais uma cidade da região em que a corrida à Prefeitura já parece definida, com o atual prefeito, Aílton Maístro (PL) aparecendo bem à frente dos outros dois candidatos. Segundo a última sondagem, contratada pela Rádio Cobra FM e realizada pela Ágili Pesquisas entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, o atual prefeito aparece com 70% dos votos válidos; seguido por Alex Santana (MDB), com 26,40%; e por Márcio Vinícius (Podemos), que somou 3,70%.
A pesquisa, que foi registrada no TSE com o número PR-08516/2024, entrevistou 500 eleitores. A margem de erro é de 4,3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Apucarana
Paulo Vital – Coligação “Vamos em frente”
O atual vice-prefeito Paulo Vital (PL), primo do deputado federal e ex-secretário Estadual de Saúde, Beto Preto (PSD), vai disputar a Prefeitura de Apucarana pela coligação “Vamos em frente”, que tem ainda o PSD, Republicanos, Podemos e PRD. Beto Preto, que chegou a negociar uma aliança com outro pré-candidato da cidade, Rodolfo Mota e indicaria seu vice, acabou voltando atrás e decidiu lançar o primo como candidato da chapa, que tem o advogado Luís Carlos Leitão (Republicanos) como candidato a vice-prefeito.
Rodrigo Recife – Coligação “Apucarana forte, grande e no caminho certo”
O empresário e vereador Rodrigo Lievore Recife (MDB) é o candidato do grupo do atual prefeito, Júnior da Femac, que rompeu com seu “mentor político” Beto Preto, ainda no ano passado, deixou o PSD e se filiou ao MDB. O candidato a vice na chapa da Coligação, que reúne ainda PDT, Democracia Cristã (DC), Agir e Solidariedade, é o ex-vereador Gentil Pereira (DC).
Rodolfo Mota – Coligação “Pé no chão, Deus no coração”
O ex-vereador Rodolfo Mota (União Brasil), que recebeu apoio público do senador Sergio Moro e chegou a “negociar” com Paulo Vital (via Beto Preto) a formação de uma chapa – que acabou não se concretizando, é o candidato da coligação, que tem ainda PP, PSDB, Cidadania e Novo. O candidato a vice é o vereador Marcos da Vila Reis (PP).
Jane Reis (PT) – Coligação “Apucarana da esperança”
A professora Jane Reis (PT), esposa do presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, deputado Arilson Chiorato, é a candidata a prefeita pela coligação que reúne, além do PT, PV, PDT, PSOL e Rede terá como vice a ex-secretária de Assistência Social de Apucarana, Ana Paula Nazarko.
Cenário em Apucarana
A única pesquisa de intenção de voto realizada em Apucarana nestas eleições, contratada pelo Canal 38 e divulgada na última quinta-feira, trouxe o ex-vereador Rodolfo Mota (União Brasil) disparado na frente dos outros três candidatos, com 51,3% das intenções de voto. Em seguida, com menos da metade desse percentual, 23%, vem o vereador Rodrigo Recife (MDB), candidato do atual prefeito Júnior da Femac. Em terceiro lugar, com apenas 5,2%, dos votos, aparece o candidato do deputado federal e ex-secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, Paulo Vital (PL). Na sequência, com 4,7% das intenções de voto, a candidata Jane Reis (PT). A pesquisa foi realizada pelo Instituto Multicultural de Londrina com 860 eleitores da cidade, entre os dias 28 e 29 de setembro.
Apucarana: 95.740 eleitores
Arapongas: 85.074 eleitores
Cambé: 76.626 eleitores
Ibiporã: 40.603 eleitores
Rolândia: 50.276 eleitores
Por Marcos Garrido
Foto: Diego Prazeres
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)