Mais de 400 mil pessoas morrem por ano por doenças cardiovasculares no Brasil. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que apontam ainda que uma pessoa morre a cada 90 segundos, totalizando 46 mortes por hora. Entretanto, cerca de 80% desses casos poderiam ser evitados se as pessoas tivessem o hábito de se consultaram rotineiramente. É o que observa o médico cardiologista Milton Ferreira Neves, da Cardiocat, serviço de hemodinâmica em Londrina.
“Fazer um check-up de tempos em tempos ajuda a diagnosticar problemas e doenças silenciosas, além de incentivar as pessoas e se cuidarem. Afinal, muitos pacientes são assintomáticos e, quando se percebe, pode ser tarde demais”, ressalta o médico cardiologista. Quem determinará a periodicidade dos exames é o médico, depois de avaliar o paciente e suas condições de saúde. O ideal é, no mínimo, uma avaliação por ano, repetindo exames. Além, é claro, de uma rotina de exercícios físicos e bons hábitos alimentares.
Todavia, mesmo se o check-up estiver em dia e o paciente sentir alguns sintomas específicos, que podem indicar doença cardíaca, deve procurar imediatamente o serviço médico de emergência. “Entre os sintomas, estão falta de ar, dor no peito, inchaço, tontura, palpitações ou desmaio”, afirma o especialista. Outros sintomas que não devem ser ignorados são dores nos braços, pescoço, mandíbula, costas ou estômago, além da parte inferior do tórax ou abdômen, náuseas e vômitos frequentes e inexplicáveis, suor frio e fadiga extrema.
Da Redação
Foto: Pixabay
(Com informações da Assessoria de Imprensa)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)