Londrina teve o setembro mais quente em 27 anos

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Londrina teve o setembro mais quente dos últimos 27 anos, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). O instituto de meteorologia informou nesta terça-feira (1) que as temperaturas médias ficaram acima dos padrões climatológicos na maioria das regiões paranaenses (exceto nas praias), com variação positiva acima de 3°C em vários setores devido à atuação de massas de ar quente que provocaram a onda de calor. Assim como Londrina, outros municípios como Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava também registraram o setembro mais quente desde o início da série histórica, em 1997.

Para os próximos dias, o Simepar prevê máxima de 37°C nesta quarta-feira (2) em Londrina, repetindo a temperatura desta terça. Na quinta (3), a previsão é de que ocorram pancadas de chuva, com a máxima caindo para 29ºC. No entanto, a partir de sexta-feira os termômetros voltam a ficar acima de 30° na cidade. O refresco só deve acontecer no dia 9 de outubro, com máxima de 20º e previsão de pancadas de chuva.

A maior temperatura de setembro ocorreu em Capanema, com 41,1°C registrados no dia 25. O mês foi marcado pelo registro de chuva abaixo da média histórica em praticamente todo o Paraná. Na maior parte do Estado o déficit girou entre 20 e 40 mm, mas no Sudoeste e em parte do Norte as precipitações ficaram acima de 50 mm. Além das tempestades registradas nos dias 13 e entre 20 e 21 de setembro, houve vários dias com presença de bastante fumaça no céu do Paraná, oriunda dos incêndios florestais do Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Da Redação

Foto: Reprodução/Simepar

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente