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Após queda de muro, alteração de marginal em viaduto da PR-445 busca liberar os dois fluxos da rodovia

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A virada de tempo na noite da última quinta-feira (26) trouxe um vendaval à região que derrubou parte da estrutura do viaduto da PR-445 no acesso a Irerê, provocando a interdição nos dois sentidos da principal rodovia de ligação de Londrina com a BR-376.

O rompimento no muro de contenção do viaduto causou a queda de material sobre a marginal no sentido Londrina – Mauá da Serra e colapso parcial do acostamento da pista na passagem superior. As marginais do trecho, no km 53, também foram bloqueadas, por conta do risco do viaduto desabar. Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar do Paraná e da Empresa DT Engenharia, que executa obras de duplicação do local, atuaram no trecho durante todo o fim de semana.

No sábado (28), foi liberada a marginal sentido Mauá da Serra – Londrina, permitindo que usuários seguindo rumo Londrina utilizem o trecho, mas com a pista central ainda fechada. Nesta segunda-feira (30), a Empresa DT Engenharia realiza trabalho técnico para estabilizar a estrutura e limpar a marginal oposta, sentido Londrina – Mauá da Serra, que foi afetada pela queda do muro.

Somente este lado do viaduto foi prejudicado diretamente, mas as duas pistas centrais seguem interditadas. Isso porque ambas são necessárias para o viaduto se manter, explicou ao Paraná Norte o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, Capitão Glauco. “Por mais que o outro lado esteja em tese transitável, possa passar veículos, esse peso excessivo por conta do peso dos caminhões que vão passar vai danificar a estrutura e pode terminar de colapsar o outro lado também”, disse.

Além disso, o Capitão informou que o viaduto, mesmo estável, segue fechado por conta do risco de ocorrer outro vendaval, e a estrutura ser prejudicada novamente. Já a marginal afetada segue bloqueada até nova análise da DT Engenharia.

Vídeo: PRE.

Ainda nesta segunda-feira (30), será feita uma adaptação no canteiro central para direcionar o fluxo no sentido Londrina – Mauá da Serra para a marginal liberada, por meio do sistema Pare e Siga.

Para os motoristas que quiserem ir até Tamarana, a melhor opção continua sendo a PR-538, e para Curitiba, devem acessar a BR-369.

Alteração na marginal para implantação do sistema Pare e Siga. Fotos: PRE.

Por Heloísa Gonçalves

Foto: PRE

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