Consultoria estima produção superior a 170 milhões de toneladas; Paraná tem maior atraso no plantio
A safra brasileira de soja em 2024/25 está em fase inicial de plantio. Assim, a consultoria Safras & Mercado e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgaram novas estimativas a respeito dos futuros resultados.
Apesar do atraso no começo dos trabalhos e da preocupação com o clima seco, as projeções ainda são otimistas, com a possibilidade de produção recorde.
A Safras estima que a produção nacional da oleaginosa pode totalizar 171,78 milhões de toneladas, com elevação de 12,8% sobre o ciclo anterior, fixado em 152,3 milhões de toneladas. Já a Conab projeta colheita de 166,28 milhões de toneladas em 2024/25.
Atraso no Paraná
O plantio das lavouras atingia até domingo (22) 0,2% da área estimada na safra, atraso de 1,3 ponto porcentual ante a temporada passada.
O maior atraso é registrado no Paraná, com 5 pontos porcentuais de diferença ante 2023/24. A semeadura começou pelos maiores produtores de soja, Mato Grosso (0,3%) e Paraná (1%).
O vazio sanitário da soja, período em que é proibida a existência de qualquer planta da oleaginosa emergida no campo, terminou em 31 de agosto para a região 2 do Paraná – Norte, Noroeste, Oeste e Centro-Oeste. No entanto, o tempo seco inviabilizou o plantio mais intenso, com semeaduras bastante isoladas e ainda não mensuráveis em percentual. Para a safra 2024/25 a estimativa é de 5,8 milhões de hectares plantados para colheita de 22,3 milhões de toneladas.
Milho
A semeadura da safra brasileira de milho verão 2024/25 alcançava 16,2% da área semeada no país, até domingo passado, segundo a Conab. Em relação à semana anterior, houve avanço de 4,2 pontos porcentuais e, em comparação com igual período do ano passado, atraso de 2,1 pontos porcentuais.
O cultivo do cereal começou pelos estados do Sul, atingindo 51% da área no Rio Grande do Sul, 46% no Paraná e 22% em Santa Catarina. (Com Agência Estado e Agência Estadual de Notícias)
Victor Faverin/Agência Safras
Foto:Gilson Abreu/AEN