Iniciativa reconhece os melhores derivados lácteos produzidos no Estado e terá um concurso específico para o muçarela voltado à gastronomia
O setor lácteo terá uma vitrine de prestígio para seus produtos com a segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná, que será lançada nesta quarta-feira (18), em cerimônia no Mercado Municipal de Curitiba. A expectativa é que haja mais de 600 produtos inscritos, superando a edição anterior (450). A novidade é um concurso específico para o queijo muçarela voltado à gastronomia. As inscrições serão abertas em 1º de dezembro deste ano. A premiação será realizada em 30 de maio de 2025.
No lançamento, o comitê gestor formado pelo Sistema FAEP, Sebrae-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sindileite-PR e Sistema Fecomércio-PR, com apoio de 37 entidades, vai apresentar o regulamento e as etapas do concurso. O prêmio terá 21 categorias, de acordo com o leite utilizado (vaca, cabra ou búfala) e as características do queijo. Para participar, os produtores ou as agroindústrias precisar estar regularizadas, com certificado de inspeção municipal, estadual ou federal.
“Todo esse esforço se justifica pela importância da cadeia produtiva. Afinal, há produção de leite nos 399 municípios do Paraná. O Estado é o segundo maior produtor de leite do país, com 13 milhões de litros/dia, dos quais 6 milhões são destinados à fabricação de queijos. É um derivado que, além de ter valor nutricional, permite agregar valor à matéria prima, fortalecendo o setor e gerando renda aos nossos produtores rurais”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
Os produtos inscritos serão avaliados por um júri especializado e de acordo com critérios técnicos. A avaliação será feita por categorias, com três jurados por mesa. Os queijos que obtiverem notas entre 18 e 20 conquistarão a medalha de ouro. Os produtos que forem avaliados com notas entre 16 e 18, levarão a medalha de prata. Os que fizeram de 14 a 16 pontos ficarão com o bronze.
Os medalhistas de ouro se qualificam para a segunda etapa, em que os jurados vão eleger dez queijos que serão consagrados com a medalha super ouro. Em seguida, os produtos super ouro passarão por uma nova etapa de avaliação, em que dez jurados vão escolher o “Melhor Queijo do Paraná 2025”. Além da medalha, os dez super ouro vão ganhar uma viagem técnica, em local ainda a ser definido.
Excelência em Muçarela
Além das 21 categorias, o Prêmio Queijos do Paraná traz o Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza. Realizada pela primeira vez, a disputa contará com duas etapas: uma avaliação técnica, em que o júri avaliará as características técnico-funcionais do queijo, como derretimento, elasticidade, gordura livre e fatiabilidade; e uma avaliação sensorial, em que os jurados levarão em conta a utilização da muçarela em uma pizza.
Ao término, o Concurso Excelência em Muçarela vai selecionar as cinco melhores muçarelas. Os vencedores ganharão uma viagem técnica. A expectativa é de que 80 queijeiros e/ou indústrias se inscrevam nessa modalidade.
Livro
Ao longo do evento, o comitê gestor também vai lançar o livro da primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná. A publicação traz um perfil dos 88 produtores medalhistas, com as características básicas dos queijos premiados e os contatos dos ganhadores. O material serve como um guia de produtores e de derivados lácteos do Estado.
Primeira edição
Lançada em 2023, a primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná impulsionou o setor lácteo do Paraná. A iniciativa registrou a inscrição de 450 produtos, dos quais 291 queijos foram efetivamente habilitados a concorrer. Ao todo, 88 queijos foram premiados: 28 com medalha de bronze, 30 com a de prata e 30 com a de ouro. Além disso, entre os 30 medalhistas de ouro, dez conquistaram também a medalha super ouro. Ainda, o prêmio formou 60 jurados, que passaram por um curso técnico que os habilitou a fazer o julgamento dos produtos.
Além do comitê gestor, a primeira edição reuniu 28 entidades apoiadoras, entre universidades, instituições públicas e associações ligadas à cadeia produtiva, que desenvolveram dezenas de ações voltadas ao setor lácteo, com a qualificação de produtores de leite, de queijeiros artesanais de queijo e de indústrias lácteas. Além disso, também houve eventos promocionais, oficinas, minicursos e conferências online, direcionados ao público consumidor e a empórios e lojas especializadas em queijos.
Da Redação
Foto: Gilson Abreu/AEN
(Com informações do Sistema Faep)
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