fbpx

Orquestra Didática faz temporada em Londrina de 16 a 27 de agosto

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

O Ministério da Cultura, Colégio Positivo e Mediacaos apresentam a Orquestra Didática, que segue com sua série de apresentações pelo Paraná. Depois de temporadas bem sucedidas em Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cascavel, chegou a vez de Londrina receber o projeto, que consiste em uma instalação artística que mostra em telas de TVs e caixas acústicas de alta fidelidade o som de cada instrumento em uma orquestra, separadamente, ao mesmo tempo em que apresenta conteúdos didáticos sobre música orquestrada nas telas. A música executada é a Sinfonia nº 3 de Ludwig van Beethoven, conhecida como Eroica.

O público de Londrina poderá apreciar a Orquestra Didática de 16 a 27 de agosto na AML Cultural, localizada na Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, Centro (em frente a Concha Acústica). Os horários de visitação são de segunda a sexta-feira das 9:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30 e nos sábados das 9:00 às 13:00. A entrada é gratuita.

Em suas primeiras etapas de apresentações em Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, a iniciativa recebeu mais de 10.000 visitas, entre turistas, famílias, alunos de escolas públicas e privadas, músicos e demais interessados em aprender mais sobre a música orquestrada de uma forma diferente. Agendamentos de visitas em grupos podem ser feitas pelo telefone 41 98882-1853.

Origem da Orquestra Didática
A vontade de mostrar como é criada uma orquestração, com o som individual de cada instrumento durante um sinfonia (música composta para ser tocada por uma grande orquestra) foi a ideia que deu origem ao projeto, segundo o idealizador Samuel Ferrari Lago. “Ao ouvirmos uma sinfonia como a Eroica, temos a ideia da música como um todo. Por meio desta instalação, é possível perceber não só a sonoridade, mas a importância de cada instrumento”, comenta Samuel. Além do conhecimento proporcionado, a Orquestra Didática é também um significativo passo para a valorização da música clássica, formação de público para música instrumental e incentivo ao estudo musical”, completa.

O projeto também é idealizado por Rodrigo Barros Del Rei, que junto de Samuel Ferrari Lago, são responsáveis pelo Radiocaos, programa cultural que está há 26 anos no ar, com atividades que ultrapassaram a esfera radiofônica para se tornar uma central de disseminação de arte, cultura e memória. “A Sinfonia nº 3, de Ludwig van Beethoven, é uma obra bastante popular, o que contribui para uma aproximação do público de todas as idades. Em Curitiba, recebemos muitas excursões de colégios e vemos as crianças interessadas, interagindo com os colegas sobre o que aprenderam”, relata.

Os conteúdos didáticos exibidos nos monitores de TV foram desenvolvidos pela professora Liana Justus, Mestre em História pela UFPR, especialista em História da Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, pesquisadora e licenciada em Educação Musical e Curso Superior de Piano e autora de 11 livros sobre música (dois deles finalistas do Prêmio Jabuti de 2008 e 2011). “Eu trabalho com formação de plateia em música clássica há quase 30 anos. Sinto-me honrada e gratificada em participar da Orquestra Didática, esse projeto pioneiro e inovador. Os conteúdos que desenvolvi estão voltados para a finalidade de levar conhecimento sobre todos os instrumentos de uma orquestra. Isso enriquece a escuta e a sensibilidade musical”, avalia.

Depois de Londrina, o projeto seguirá para as cidades catarinenses de Joinville e Florianópolis (datas a confirmar). A Orquestra Didática é uma realização da Mediacaos via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura, com patrocínio do Colégio Positivo e apoio da AML Cultural.

Da Redação

Foto:Divulgação

(Contém informações de Assessoria)

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos