fbpx

Londrina sedia 2º Congresso Paranaense de Engenheiros Civis; programação começa hoje (14) e vai até amanhã (15)

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Nesta quarta (15) e quinta (15) acontecerá, em Londrina, o 2º Congresso Paranaense de Engenheiros Civis (2º CPENC), evento de extrema relevância para a área de Engenharia Civil no Brasil. O Congresso reúne profissionais, acadêmicos e estudantes de todo o país para debater os avanços, desafios e inovações no campo da engenharia civil.

É uma realização da Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Paraná (ABENC/PR) em parceria com o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL).

Temas de importante relevância

Durante o 2º CPENC, os participantes poderão promover networking e assistir a palestras com temas de sustentabilidade, inovação tecnológica, gestão de projetos e infraestrutura urbana, proporcionando um ambiente para a troca de conhecimentos e experiências.

A realização do 2º CPENC em Londrina é um reconhecimento do potencial da cidade como um centro de desenvolvimento tecnológico e científico. Londrina, com sua economia diversificada e infraestrutura avançada, oferece um ambiente propício para a realização de um evento desta magnitude. A escolha da cidade como sede do congresso também reflete o desejo de descentralizar as atividades profissionais, levando eventos de grande porte para diferentes regiões do país e promovendo o desenvolvimento local.

O 2º Congresso Paranaense de Engenheiros Civis representa uma oportunidade ímpar para o fortalecimento da engenharia civil no Brasil, em especial no estado do Paraná. Através da colaboração entre a ABENC/PR, o CEAL e o CREA-PR, o evento promete ser um marco na história da engenharia civil, contribuindo para o avanço técnico e científico da profissão e para a melhoria das práticas profissionais.

Agenda

Dia 14/08 (quarta-feira)

19h30 – SESSÃO SOLENE

20h30 – PALESTRA MAGNA

  • “A Engenharia Civil na Cidade de Londrina” – Engº Civil Carlos José Marques da Costa Branco

21h30 – COQUETEL

Dia 15/08 (quinta-feira)

08h30 – PALESTRA 1

  • “A Engenharia Civil dentro do Sistema Confea/Crea/Mutua” – Engº Agrônomo Clodomir Ascari, Presidente do CREA/PR – Mediador, Engº Eletricista Brazil Versoza

09h15 – PALESTRA 2

  • “As Inovações na Engenharia Civil” – Engº Civil Ricardo Rocha de Oliveira – Mediador, Engº Civil Cirus Itiberê da Cunha

10h00 – PALESTRA 3

  • “Inspeção Predial” – Engª Civil Maria Clarice de Oliveira Rabelo – Mediador, Engº Civil Guilherme Cavalcante Bezerra

10h45 – PALESTRA 4

  • “Desafios para Universalização do Saneamento e a Fitorremediação como Processo de Tratamento de Efluentes” – Engª Civil Aliny Lucia Borges Borba – Mediador, Engº Civil Reinaldo José Rodrigues dos Santos

INTERVALO PARA ALMOÇO

14h00 – PALESTRA 5

  • “Mobilidade Urbana – Especialista em Engenharia de Tráfego e Planejamento de Trânsito e Arquiteta Danaê Fernandes” – Mediador, Engª Civil Natalia Stasiak

14h45 – PALESTRA 6

  • “Engenharia de Trânsito – Engº Civil e Arquiteto Gilmar Domingues Pereira – Mediador, Engº Civil Charlles Urbano Hostins Jr.

15h30 – COFFE BREAK

16h00 – PALESTRA 7

  • “As estradas de rodagem no Estado do Paraná” – Engº Civil Fernando Furiatti, Diretor do DER – Mediador, Engº Civil Julio Cesar Vercesi Russi

16H45 – PALESTRA 8

  • “Restauros” – Engº Civil José Pedro da Rocha Neto – Mediador, Engº Civil Gilson Fernando Gomy de Ribeiro

17h30 – PALESTRA 9

  • “Os Bairros integrados ‘Ecoparque’ e a Fabrica de Prédios” – CEO do Ecoparque, Francisco Simeão – Mediador, Engº Civil Francisco José Teixeira Coelho Ladaga.

18h30 – ENCERRAMENTO

Palestra MAGNA

“A engenharia Civil na Cidade de Londrina” é o tema da palestra Magna no 2º CPENC, com o engenheiro civil Carlos José da Costa Branco.

Às 20h30 do dia 14, Costa Branco fará um breve histórico da cidade de Londrina, que comemora 90 anos em dezembro, assim como sua relação com a Engenharia. Também vai abordar a criação do CEAL e do Sinduscon; a criação dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura na UEL e em outras universidades; a evolução das Construtoras e dos Escritórios de projetos, a situação atual da cidade e as perspectivas futuras.

Da Redação

Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL

(Com informações da Assessoria de Imprensa)

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos