fbpx

Relacionar-se bem faz bem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Somos seres gregários, vivemos em grupo e, portanto, estamos, por assim dizer, “condenados” a interagir com os outros. Dessa dinâmica chamada relacionamento não escapamos. Nos relacionamos durante a vida toda, o tempo inteiro!

Mas, cabe a indagação: quem nos ensina a nos relacionarmos? Aprendemos, sim, a fazê-lo de maneira empírica, caseira, intuitiva – o que tem, é verdade, valor – porém, sem muito método ou fundamentação conceitual. O relacionamento pode ser a porta para uma existência boa ou o caminho para um abismo infernal.

Particularmente no ambiente de trabalho, construir relacionamentos produtivos e saudáveis é essencial para o sucesso individual e coletivo. A qualidade das interações entre colegas influencia diretamente o ambiente de trabalho, a motivação, a eficiência, a satisfação pessoal e até mesmo a saúde mental de todos.

Neste sentido, pode ser útil refletir e adotar alguns preceitos básicos – não são todos, existem mais – em nome de relacionamentos sadios:

  • Compreensão e respeito

O outro pensa, age e expressa-se diferentemente de ti, leitor. Compreendê-lo, mesmo que não concordando, é o alicerce para um convívio saudável. Isso envolve reconhecer e valorizar as características do outro, seja de opinião, cultura ou estilo de trabalho. Quando as pessoas se sentem respeitadas e compreendidas estão mais inclinadas a colaborar e contribuir positivamente.

  • Comunicação franca, clara e aberta

É matéria-prima para relacionamentos verdadeiros e produtivos. É vital que todos se sintam à vontade e tenham habilidade para expressar suas ideias, contrariedades, preocupações e feedbacks. A comunicação aberta cria espaços onde as pessoas expressam-se sem receios. Além disso, é importante ouvir ativamente, mostrando interesse genuíno nas opiniões e necessidades dos outros.

  • Gerenciamento de Conflitos

Conflitos são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas a forma como são gerenciados faz a diferença. Em vez de ignorar ou reprimir desentendimentos, é importante abordá-los de maneira construtiva. Isso significa encorajar o diálogo, buscar soluções que atendam as partes envolvidas e mediar as discussões para evitar que os conflitos se transformem em confrontos destrutivos.

  • Reconhecimento e Valorização

Reconhecer o esforço e as conquistas dos colegas é prática poderosa para fortalecer os relacionamentos. Ao sentir o seu trabalho valorizado, as pessoas tendem a se engajar mais e a ter um senso de pertencimento mais forte. Elogios, recompensas ou até mesmo pequenos gestos de agradecimento ajudam.

Por fim, proclama o sábio José Saramago: O certo e o errado são apenas modos diferentes de entender nossa relação com os outros.

Carlos A. Bitinas

Foto:

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos