fbpx

PL que prevê multa de R$ 1 mil para quem for flagrado alimentando pombos é aprovado em primeiro turno na Câmara

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Na última sessão antes do recesso parlamentar, nesta quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores aprovou, em primeiro turno, um projeto para enfrentar a superpopulação de pombos em Londrina. Proposta pelo vereador Ailton Nantes (PL), a medida prevê uma campanha de conscientização sobre os danos causados pelas aves, especialmente no centro da cidade. Esta iniciativa é uma das várias apresentadas nos últimos quinze anos para lidar com a infestação de pombos no Bosque Central, que causam muita sujeira no local. Foram sugeridos repelentes, refletores e até falcões para caçar as aves, mas nenhuma dessas soluções funcionou.

A nova estratégia, através do projeto, é adotar uma abordagem mais rígida com os londrinenses que alimentam os pombos. Quem for pego alimentando as aves será advertido. Em caso de reincidência, a penalidade será uma multa severa de R$ 1 mil. Em relação às críticas de que a sanção é desproporcional ao ato, o autor do projeto destacou que o objetivo é educacional, mas é necessário impor a punição para mostrar às pessoas que essa prática, aparentemente inofensiva, contribui para a superpopulação das aves e, por isso, não será mais permitida.

A Secretaria Municipal do Ambiente se pronunciou antes da aprovação em primeiro turno, lembrando que já existe um decreto na cidade que proíbe a alimentação das aves e que a fiscalização é realizada por uma equipe de apenas oito servidores. A intenção, após a aprovação do projeto em segundo turno e a sanção do prefeito, é instalar placas ao redor do bosque alertando sobre a proibição. O projeto será novamente discutido em agosto, após o recesso parlamentar.

Da Redação

Foto:FreePik

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos