fbpx

Em Londrina, projeto recebe objetos históricos de famílias de imigrantes italianos para mostra

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Até o dia 30 de junho, o Sesc Cadeião Cultural de Londrina receberá fotos, documentos, objetos, e outros pertences, de famílias italianas que emigraram para o Brasil e se instalaram no norte do Paraná, vindos de outros estados, na década de 1930. Esses bens farão parte da mostra “150 Anos da Imigração Italiana”. A exposição, que será montada no próprio Sesc Cadeião, localizado na rua Sergipe, 52, no centro da cidade, é uma proposta da Associação Cultural Italiana de Londrina – I Bravissimi, em parceria com o Sesc, e será aberta ao público entre os dias 1º e 15 de setembro, na Semana das Etnias, homenageando imigrantes e descendentes.

O material, que conta um pouco da história dessa migração, deve ser entregue de terça a domingo no Sesc Cadeião, das 10h às 18h, e será recebido por uma comissão especializada que irá analisar e classificar os pertences. Na entrega, os responsáveis pelos bens deverão assinar um Termo de Empréstimo, onde consta que os mesmos serão devolvidos após o término da mostra.

Segundo a diretora da I Bravissimi, Hylea Ferraz, a entidade pretende levar a mostra “150 Anos da Imigração Italiana” para outras cidades, além de Londrina. O município de Cambé será o primeiro. Parcerias firmadas com o Museu Histórico de Cambé e a Associação Italiana de Cambé viabilizarão a abertura da exposição em outubro. A mostra “150 Anos da Imigração Italiana” é uma realização da I Bravissimi e Sesc Cadeião em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Museu Histórico de Londrina e departamento de História da Universidade Estadual de Londrina.

Lembranças históricas – Atraídos pela propaganda de terras férteis em concessão a baixo custo, loteadas pela empresa inglesa Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), muitos imigrantes italianos, já instalados em outros estados brasileiros, migraram para o norte novo do Paraná, em sua maioria de Estado de São Paulo. Com isso, construíram história, família e impulsionaram a agricultura na região. Na década de 1930 eram os italianos e seus descendentes o maior número de imigrantes do município de Londrina. O fluxo migratório da Itália para o Brasil ocorreu entre os anos 1876 a 1920, sendo que o Brasil recebeu mais de um milhão de italianos.

(Com informações do N.Com.)

Da Redação

Foto:Divulgação

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos