A Apple apresentou nesta segunda (11) o iOS 18, lançamento que traz mais opções de personalização, grande reformulação do aplicativo Fotos e novas maneiras de gerenciar a caixa de entrada no Mail e Mensagens via satélite e muito mais.
As novas funcionalidades permitem posicionar os apps e widgets em qualquer espaço disponível na Tela de Início, personalizar os botões na parte inferior da Tela Bloqueada e acessar rapidamente mais ajustes na Central de Controle.
O iOS 18 também introduz a Apple Intelligence, a tecnologia de inteligência pessoal para iPhone, iPad e Mac. Projetada pensando na privacidade, a Apple Intelligence se integra ao iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia. Ela aproveita o poder dos chips da Apple para entender e gerar textos e imagens, realizar ações entre os apps e fazer inferências com base no contexto pessoal, buscando simplificar e acelerar as tarefas do dia a dia.
Com o Private Cloud Compute, a Apple define um novo padrão para privacidade em IA, com a possibilidade de flexibilizar e dimensionar a capacidade computacional entre o processamento no aparelho e modelos maiores baseados em servidor que são executados em servidores dedicados dos chips da Apple. Quando as solicitações são roteadas para o Private Cloud Compute, os dados não são armazenados nem ficam acessíveis para a Apple. Eles são utilizados apenas para atender às solicitações do usuário, e especialistas independentes podem verificar essa privacidade.
Além disso, o acesso ao ChatGPT está integrado à Siri e às ferramentas de escrita em todas as plataformas da Apple. Isso permite aproveitar a experiência do ChatGPT, assim como a capacidade de compreensão de imagens e documentos, sem a necessidade de alternar entre ferramentas.
As fototecas são organizadas automaticamente em uma única visualização no Fotos, e novas coleções úteis garantem acesso fácil às imagens favoritas. O Mail simplifica a caixa de entrada usando a inteligência no aparelho para classificar os e-mails em categorias, e o iMessage oferece novos efeitos de texto. O app Mensagens agora permite se comunicar via satélite quando não houver uma conexão de rede celular ou Wi-Fi disponível.
Novos níveis de personalização
O iPhone tem novas maneiras de personalizar a Tela de Início, a Tela Bloqueada e a Central de Controle. É possível organizar os apps e widgets em qualquer espaço disponível na Tela de Início para enquadrar melhor a imagem de fundo ou colocá-los logo acima do Dock para facilitar o acesso. Os ícones de apps e os widgets podem ganhar um novo visual com efeito escuro ou colorido, ou podem ser exibidos em tamanho maior para criar a experiência ideal.
.
Atualizações no Safari
O Safari agora oferece um jeito mais fácil de encontrar informações na internet com o recurso Highlights e uma experiência redesenhada do Leitor.
Usando aprendizado de máquina, o Safari consegue identificar informações importantes das páginas da internet. Isso permite, por exemplo, ler o resumo de um artigo, ver rapidamente a localização de um restaurante, hotel ou ponto de interesse, ou ouvir uma faixa de um artista sem sair da notícia sobre o álbum ou a música.
O Leitor foi redesenhado para oferecer mais opções para ler sem distrações, que incluem um resumo e um índice nos textos mais longos.
Novo app Passwords
Desenvolvido com base no recurso Chaves, que foi introduzido pela primeira vez há mais de 25 anos, o novo app Passwords facilita o acesso dos usuários às senhas, chaves-senha, senhas de Wi-Fi e códigos de verificação. O app também inclui alertas relacionados às vulnerabilidades comuns, como senhas fáceis de adivinhar ou usadas várias vezes e senhas que apareceram em vazamentos de dados conhecidos.
Recursos de privacidade
O iOS 18 vem com mais opções para que as pessoas controlem o próprio conteúdo, com ferramentas para gerenciar quem pode ver os apps, como os contatos são compartilhados e como o iPhone se conecta aos acessórios.
Os apps bloqueados e ocultos oferecem a tranquilidade de que ninguém verá por engano as informações que desejam manter privadas, como notificações e o conteúdo dos apps. Agora, os usuários podem bloquear apps. Para aumentar a privacidade, também é possível ocultar um app, movendo-o para uma pasta bloqueada de apps. Quando um app está bloqueado ou oculto, os conteúdos como mensagens e e-mails dentro do app não aparecem nas buscas, notificações e outras opções do sistema.
Da Redação
Foto: Apple
(Com informações da Apple Brasil)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)