Da Redação
Foto: Emerson Dias/NCom
Neste início do mês de abril, a sede da Secretaria Municipal de Cultura (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 110) recebe duas novas exposições que tomarão conta de seus corredores e paredes a partir desta quinta-feira (4). A entrada é gratuita e o espaço estará aberto ao público, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
As mostras apresentam telas, gravuras e esculturas, tendo como principal objetivo colocar o acervo do Museu de Arte de Londrina à disposição da população londrinense.
As exposições “Alguns universos em interação”, que permanecerá até o dia 4 de junho, e “Esculturas Museu de Arte na Casa da Criança”, por tempo indeterminado, fazem parte das ações do Projeto Museu de Arte de Londrina em Diálogos: Artistas, Acervo e Memórias.
Alguns universos em interação
Compondo um conjunto de nove obras, de sete diferentes artistas, a exposição “Alguns universos em interação” reúne gravuras, serigrafias, desenhos em nanquim e pinturas em óleo sobre telas. O nome da exposição surgiu através da obra “Olhando o universo”, de Poty Lazzarotto, que comemora este ano o centenário de seu nascimento.
Segundo a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luisa Fontenelle, a exposição teve como ideia mudar a maneira de apresentar e expor as obras do acervo. “As exposições realizadas na Secretaria de Cultura, a partir de novembro de 2021, tiveram foco na presença de artistas mulheres do acervo ou no diálogo entre dois artistas, sendo um local e um oriundo de outra localidade. Dessa vez, a exposição inaugura outro momento, focando na obra de uma artista londrinense, Yoshiya Nakagawara, em interlocução com obras de 6 artistas naturais de outras cidades, estados e países”, salientou.
Partindo da junção de três fluxos migratórios – Nordeste e Sul, Capital e Interior, e a migração japonesa à Londrina no pós 2° Guerra Mundial – as obras têm como objetivo mostrar as origens migratórias de alguns artistas do acervo do Museu de Arte de Londrina (MAL). A isso, acrescenta-se ainda a ideia de expor obras de artistas mulheres. Pela primeira vez desde que saíram do MAL, as artistas Carmem Flora, Marysia Portinari e Yoshiya Nakagawara são expostas na sede da Cultura.
A artista gaúcha Carmem Flora abre a exposição do MAL com sua tela intitulada “Paraná”, ao lado de “Auto Retrato”, da paulista Marysia Portinari. Da capital para o interior, há o renomado artista curitibano Poty Lazzarotto. Do nordeste para o sul, o artista cearense Sérvulo Esmeraldo, que rodou o mundo para projetar a cultura nordestina a partir de suas obras. E do Japão para o Brasil, há a presença dos japoneses Kazuo Wakabayashi e Yutaka Toyota, que se estabeleceram no Brasil nos anos 60, e a artista londrinense, mas de origem nipônica, Yoshiya Nakagawara.
Esculturas Museu de Arte na Casa da Criança
Com um conjunto de sete esculturas do acervo do Museu de Arte de Londrina (MAL), diversas esculturas serão colocadas nos espaços da SMC.
Segundo o gestor cultural Danilo Lagoeiro, a exposição “Esculturas Museu de Arte na Casa da Criança” é uma releitura das obras que ficavam expostas no jardim do Museu de Arte de Londrina, com esculturas que não ficavam em exposição permanente. Nesta exposição, as esculturas foram selecionadas para espelhar a produção desses artistas com suas telas e gravuras. “A partir das escolhas das esculturas, fomos cruzando as informações do acervo, para ver se os artistas também tinham telas ou gravuras”, informou.
Dentre os locais escolhidos, destacam-se a entrada do auditório Vilanova Artigas, a praça ao lado do auditório Vilanova Artigas, rampas de acesso que vão ao solário e em frente à sala da diretoria de Incentivo à Cultura.
Com o intuito de dar visibilidade e expor as esculturas dos artistas do acervo, a exposição “Esculturas Museu de Arte na Casa da Criança” se alojará entre os cantos da Antiga Casa da Criança por tempo indeterminado.
Os artistas contemplados na exposição são: Caciporé de Sá Torres, Sérvulo Esmeraldo, Cleber Machado Neto, Marly Faro, Glauco Menta, Francisco Alexandre Stockinger, Antônio Carlos Machado, Marcelo Cipis e Hildebrando Lima.
Caso escolas e grupos tenham interesse na mostra, o agendamento das visitas pode ser feito por meio dos telefones (43) 3371-6606 ou (43) 3371-6607.
(com informações de Manu Barioni/Blog Londrina)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)