fbpx

Maria Tereza defende gestão na Educação ante risco de ser alvo na corrida à Prefeitura

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Indicada por Belinati, secretária diz ter “muita coragem” e vê pré-candidatura pelo PP como “grande experiência”

Por Diego Prazeres

Foto: Emerson Dias/NCom

Pré-candidata a prefeita de Londrina pelo PP, partido ao qual se filiou na última terça-feira (2), a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, diz não temer ser a “vidraça” na campanha eleitoral. Indicação pessoal do prefeito Marcelo Belinati (PP), Maria Tereza tem a “bênção” do presidente estadual do partido, o secretário de Indústria e Comércio de Ratinho Jr., deputado federal licenciado Ricardo Barros, que esteve na cerimônia de filiação.

Em entrevista ao Paraná Norte, Maria Tereza defende sua gestão à frente da educação municipal como contraponto ao fato de nunca ter exercido cargo eletivo – embora já tenha sido filiada ao PSDB – e diz que aceitou o convite de Belinati porque o partido fez uma “transformação” em Londrina. Ainda sem um vice definido, que pode vir de coligações, ela terá como um dos principais concorrentes na disputa a provável chapa que será formada por PSD/PL, uma vez que o deputado federal Filipe Barros (PL) por ora afirma que não vai concorrer para se dedicar à função de líder da oposição ao governo Lula na Câmara dos Deputados (nos bastidores, fala-se numa composição com o candidato que o governador Ratinho Jr. (PSD) escolher – entre os deputados estaduais Tiago Amaral e Cloara Pinheiro -, tendo como vice o pré-candidato do PL, Bruno Ubiratan, atual diretor-presidente da Cohab Londrina).

A secretária iniciou a carreira no magistério como professora na rede municipal de Educação de Ourinhos (SP) em 1999 e teve sua primeira experiência como gestora assumindo a secretaria de Educação do município paulista.

Foi escolhida por Belinati como secretária de Educação logo no começo do primeiro mandato do prefeito, em 2017, após ter sido aprovada em primeiro lugar num processo seletivo nacional promovido pela prefeitura concorrendo com outros 148 candidatos.

Maria Tereza é gestora de uma pasta com cerca de oito mil servidores e responsável pelo ensino de quase 46 mil alunos matriculados na rede municipal.

Ela conversou com a reportagem do Paraná Norte minutos antes do ato de filiação ao PP que lotou o salão de convenções do Hotel Crystal na terça-feira.

Por que ser pré-candidata a prefeita de Londrina?

O Progressistas é um partido que fez uma transformação em Londrina, é o partido do meu líder, prefeito Marcelo Belinati. Eu estou muito feliz porque tem uma visão muito humana, uma visão de valores, de família, isso faz muito parte da minha história, de quem eu sou e de uma gestão supereficiente que dá resultado para as pessoas. Por isso estou me filiando ao partido, fui anunciada como pré-candidata pelo prefeito, estou muito feliz e honrada com essa história de poder continuar trabalhando sempre por Londrina.

Como a senhora avalia o fato de estar à frente de uma pasta que gera visibilidade e o risco de ser “vidraça” na campanha pelo mesmo motivo?

Eu tenho muita coragem, não é porque eu sou secretária de Educação, é porque a Secretaria de Educação fez uma revolução nas escolas em Londrina. As nossas escolas estão melhores, nós efetivamos mais de 2 mil professores e eu sou uma gestora competente que mostrei resultados e tive o privilégio e a honra de receber esse convite agora. A gente sabe que muitas críticas surgem, muitas pessoas também falam bem, mas tenho recebido muito mais feedbacks positivos, muito mais mulheres que acreditam que posso representá-las, muitos profissionais de educação que acreditam que posso representá-los, e estou muito feliz com a oportunidade de ter a chance de aumentar o meu trabalho como gestora pública.

E como encara o desafio de ser a candidata do prefeito mesmo sem ter exercido um cargo eletivo, como o de vereadora, por exemplo?

Tudo é experiência, acho que passar pelo processo eleitoral é uma grande experiência, traz muitos aprendizados para a minha vida, quero com certeza aprender muito com isso e se Londrina decidir por isso com certeza vou ser uma excelente gestora, como já tenho feito esse trabalho na educação.

Pré-candidatos até o momento

Nesta quarta (03), um dia após a filiação de Maria Tereza ao PP, o governador do Paraná e presidente da executiva estadual do Partido Social Democrático (PSD), Ratinho Junior, e a deputada federal Luísa Canziani, presidente da executiva municipal, anunciaram o deputado estadual Tiago Amaral como pré-candidato à Prefeitura de Londrina.

Também está na corrida eleitoral o deputado estadual Tercilio Turini, recém-filiado ao PSD para que pudesse disputar o cargo de prefeito do município.

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos