Da Redação
Foto: Divulgação
Começa nesta terça (26), a 4° temporada da Oficina de Choro de Londrina. A ideia é promover a difusão e o estudo do Choro em Londrina e região. As aulas vão acontecer no Centro Cultural SETA (rua Guararapes, 579, Centro). Os encontros seguem de março a dezembro, sempre às 19h, nas terças-feiras.
As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas. Até o momento, são 420 inscritos. A inscrição pode ser feita por meio deste link. A organização alerta que o aluno deverá levar o instrumento que deseja aprender a tocar.
Em sua 4° edição, a oficina conta com professores específicos para cada categoria. Contemplando 6 modalidades de instrumentos, o professor Osório Perez assumiu aulas de violão de seis e sete cordas; Guilherme Araújo Villela, bandolim e o cavaco; André Coudeiro, com diversos instrumentos de percussão, incluindo pandeiro, reco-reco, tamborim, surdo, caixeta, entre outros; Julio Erthal, flauta e saxofone; Cícero Cordão, trompete e metais; e Alexandre Garcia, o Arrigo Terra Celta, comanda aulas sobre a novidade desta edição, o acordeon.
As aulas de acordeon vão acontecer como uma oficina intensiva de três meses, divididas ao longo do ano. Para participar, é necessário se inscrever apenas uma vez. As datas e outras informações sobre o curso ainda serão divulgadas nas redes sociais do @clube.choro.londrina.
A organização do tempo de aula será distribuída em duas etapas: das 19h às 21h os alunos terão a aula do instrumento escolhido com o professor. Das 21h às 22h será feita a prática em conjunto com as outras modalidades, das músicas que forem estudadas.
Em razão da quantidade crescente de alunos, foi necessário transferir o projeto para outro espaço. Para ajudar com os custos de aluguel desse novo estabelecimento, foi criada uma ‘vaquinha’ em prol da continuação da Oficina de Choro. O projeto permanece gratuito. Para contribuir com a vaquinha é só acessar este link.
O projeto Oficina de Choro existe em Londrina desde 2010, inspirado especialmente pela Escola Portátil de Música, do Rio de Janeiro. Em 2019, a oficina foi contemplada com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), realizando desde então a instrumentalização do Choro na cidade.
Segundo o coordenador do Clube de Choro de Londrina, Osório Perez, “nosso objetivo é participar da dinâmica das rodas de Choro; apresentações; estimular o desejo de aprender e de se dedicar ao gênero, e vivenciar a terapia que é fazer música em conjunto”.
No final da oficina haverá uma apresentação, no dia 10 de dezembro, quando Londrina completa 90 anos.
(com informações do blog.londrina)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)