Por Ana Paula Nascimento/Especial para o Paraná Norte
Foto: Reprodução/Instagram
Cidade que vivenciou o surgimento do sertanejo universitário nos anos 2000, Londrina agora está no centro das atenções do agropop, o gênero que elevou o movimento ao patamar do que há de mais popular e lucrativo no showbusiness brasileiro.
Prova disso é o crescimento de uma produtora fundada há três anos na cidade e que tem em seu casting a cantora Ana Castela, mais novo fenômeno nacional. E no que depender dos planos da AgroPlay, Londrina tem tudo para se tornar uma Nashville, a capital do estado de Tennessee que se consagrou como o berço da música country nos Estados Unidos. Guardadas as devidas proporções, a intensa atuação da produtora tem impulsionado o mercado da música sertaneja local e regional, focando no mercado nacional e investido em estrutura profissional para atender a demanda de um mercado cada vez mais competitivo. Nesse “celeiro musical” promissor, os bons compositores têm uma produção profícua sempre almejando novos hits.
Idealizada pelos empresários Rodolfo Alessi (presidente) e Raphael Soares (vice-presidente), a produtora surgiu de demandas específicas deles mesmos quando faziam parte das duplas sertanejas Fabinho & Rodolfo e Léo & Raphael. Da própria experiência aliada a um tino empreendedor surgiu a ideia de uma empresa que pudesse agenciar de forma peculiar artistas em início de carreira. E como em um toque de Midas, tiveram a jovem cantora Ana Castela, a “boiadeira”, como motivadora da produtora ao agenciá-la.
“Definitivamente, a AgroPlay é consequência do fenômeno Ana Castela. A alavancada meteórica da Ana Castela nos exigiu agilidade imediata nessa parte dos bastidores, principalmente em nível de gestão de carreira”,explica o jornalista Luiz Felipe Squarsa Silvério, responsável pelo setor de Comunicação e Marketing da empresa.
Tendo Londrina como um celeiro “musical e artístico”, que no final dos anos 2000 revelou a dupla Fernando & Sorocaba e testemunhou o sucesso meteórico de Luan Santana, a produtora encontrou um terreno fértil para se estruturar e almejar voos mais altos, ampliando sua atuação também por meio da AgroPlay Digital (que inclui a AgroPlay TV), e AgroPlay Sports. “Londrina é um polo artístico que atende bem no início da carreira, ainda mais se considerarmos a região metropolitana e as cidades próximas, no Norte do Paraná, e que fazem fronteira com São Paulo. Naturalmente, com a expansão da empresa e dos principais artistas da casa, houve a necessidade de abranger maiores centros para aprimorar e somar no projeto”, avalia Silvério.
Atualmente, o casting da AgroPlay é composto pelos seguintes artistas: Ana Castela, Luan Pereira, Léo & Raphael, Julia & Rafaela, Francisco, Julya & Maryana e Guilherme & Manuel. Além dos influenciadores e produtores de conteúdo que compõem o time da AgroPlay Digital.

A empresa tem no casting o fenômeno Ana Castela e duplas da nova geração do agropop. Foto: Divulgação/Agroplay Verão 2.
‘Desafio é se tornar relevante’
E nessa caminhada de sucesso recente e, inegavelmente promissor, qual o maior desafio? “O principal desafio é manter-se relevante de forma positiva. Isso é um fator preponderante para o mercado de entretenimento e arte no qual atuamos. Pela presença notável que conquistamos no cenário até o momento, a nossa avaliação é muito positiva”, destaca Luiz Felipe Squarsa Silvério, responsável pelo setor de Comunicação e Marketing da Agroplay.
Ele lembra que a empresa já acumula mais de 2,5 bilhões de visualizações no YouTube e mais de 42,8 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
E em um mercado musical cada vez mais dinâmico, a captação e identificação dos artistas agenciados pela empresa acontecem de forma orgânica, sempre em sintonia com o momento atual da AgroPlay, mas também com o planejamento futuro, com abrangência nacional e internacional. “De modo geral, há a análise e pesquisa da nossa parte, assim como a oferta dos próprios artistas e músicos que gostam do nosso trabalho”, pontua Silvério.
Patrocinadora do LEC
A produtora tem como o seu marco-zero a música sertaneja, mas também mira na diversificação de gêneros musicais e projetos, aquecendo ainda mais a economia do setor. Em 2024, por exemplo, a AgroPlay tornou-se patrocinador master do Londrina Esporte Clube, atuando efetivamente no futebol profissional, inaugurando a AgroPlay Sports. “Considerando o escritório e a equipe de todos os artistas, a AgroPlay conta com mais de 120 colaboradores diretos, atualmente, além dos prestadores de serviço locais e nacionais, responsáveis pelos setores de uniformes, refeição, transporte, pirotecnia, por exemplo”, informa Luiz Silvério, responsável pelo marketing da empresa.