Prefeitura de Londrina entrega óculos inteligente para alunos e professores com deficiência visual

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Da Redação

Foto: Vivian Honorato/Arquivo N.Com

Em busca de atender da melhor forma as necessidades específicas dos estudantes da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza nesta segunda-feira (25), às 18h30, a entrega dos “Dispositivos de Tecnologia Assistiva: Óculos OrCam MyEye 2” para 44 estudantes e três professores, com cegueira ou baixa visão, totalizando 47 dispositivos.

A iniciativa vai contemplar alunos de 36 unidades escolares, entre Centros de Educação Infantil (CEIs) Filantrópicos, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais. A entrega dos óculos será realizada no auditório do Complexo EDUCA, prédio da antiga faculdade Positivo, localizado na rua Prefeito Faria Lima, 400, Região Oeste.

O investimento feito pela Prefeitura de Londrina, por meio da SME é, de R$ 866.279,00 – sendo o valor individual dos óculos de R$ 17.325,58. Após a entrega simbólica, na segunda (25), os estudantes vão receber todas as orientações e equipamentos nas unidades escolares.

O óculos OrCam MyEye 2 permite acesso fácil e instantâneo à informações disponíveis em tempo real, podendo funcionar totalmente offline. O dispositivo de tecnologia assistiva permite que pessoas com deficiências visuais possam ler textos, reconhecer rostos, identificar produtos, faz leitura de placas, entre outras funções, sendo acoplado às hastes de um óculos comum.

A iniciativa busca otimizar o tempo em sala a partir do fácil manuseio, e com isso, permitir que os educadores foquem em oferecer experiências de aprendizagem personalizadas. Para isso, tanto os professores quanto as famílias receberão um treinamento. “As famílias receberão um minitreinamento dado pela empresa no ato da entrega e, posteriormente, serão orientadas pelos próprios professores já treinados”, detalhou a gerente de Educação Especial da SME, Cristiane Sola.

(com informações da Prefeitura de Londrina)

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente