fbpx

Espaço Villa Rica exibe última sessão de ‘Dramaturgias’ neste sábado (30)

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Por Heloísa Gonçalves*

Foto: Divulgação

A série documental Dramaturgias está em cartaz no cinema do Espaço Villa Rica aos sábados. A produtora londrinense Filmes com Saquê é a responsável pelo projeto, iniciado em 2018 e que conta com exibição nacional pela TV Brasil.

O trabalho resgata treze peças clássicas da dramaturgia brasileira dos anos 1940 a 1980, período mais abundante de produção de textos originais para o palco. Os autores contemplados incluem Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Gianfrancesco Guarnieri, Dias Gomes, Maria Clara Machado, Oswald de Andrade, Jorge Andrade, Oduvaldo Viana Filho, Maria Adelaide Amaral, entre outros.

O roteirista e diretor da série é Rodrigo Grota, coordenador da produtora Kinopus. No processo de seleção dos espetáculos considerou a qualidade estética de cada texto, além do impacto cultural e social que sua encenação causou em determinada época. “São textos de estilos variados, mas que sempre mostram a constituição do Brasil a partir das relações entre indivíduo e sociedade, público e privado, passado e presente, além de focar em questões como sincretismo religioso, luta pela democracia, e até questões afetivas”, explicou o cineasta.

Neste sábado (30), será realizada a última mostra de Dramaturgias no Villa Rica, com exibição de “Dois Perdidos numa Noite Suja”, “Arena conta Tiradentes”, “O Rei da Vela” e “De Braços Abertos”. No dia 23, estavam em cartaz os episódios “O Pagador de Promessas”, “Vereda da Salvação”, “Opinião” e “Liberdade, Liberdade”.

Parte do elenco e produção de Dramaturgias. Foto: Heloísa Gonçalves.

Mariana Chinchilla está entre os 44 atores que interpretaram personagens nas cenas ficcionais do projeto. Ela participou de “O Pagador de Promessas”, episódio baseado na peça homônima de Dias Gomes, como Rosa, esposa do personagem principal Zé do Burro. Com quatro meses de preparação para o papel, Chinchilla diz que “o roteiro privilegiou as nuances da personagem da Rosa, que é uma mulher do interior, mas ela vai se construindo pra além da relação que tem com o Zé do Burro. É retratado o processo do desejo da personagem, o processo de entender o que ela quer ali e esse lugar que é um ponto de virada na vida dela”.

A atriz já havia trabalhado com Rodrigo Grota anteriormente, tendo sido convidada para representar a Rosa sem passar por audição. “Foi uma experiência muito boa. Tinha pessoas com quem já tinha trabalhado antes e pessoas com quem nunca trabalhei, mas foi um trabalho muito íntegro em cada detalhe da construção, enfim, foi muito bom fazer parte”, finaliza Chinchilla. Além dela, Den Braen, Johnny Garcia e Pedro José fazem parte do elenco de “O Pagador de Promessas”, que retrata a discussão sobre o sincretismo religioso no teatro brasileiro.

Mariana faz o papel de Rosa em “O Pagador de Promessas”, quinto episódio da produção. Foto: Heloísa Gonçalves.

O sétimo episódio da série recria trechos e traz entrevistas sobre a peça que reinventa o teatro político no Brasil dos anos 1960: o espetáculo “Opinião”. Luis Felipe Firmino atua no episódio de mesmo nome; ele foi chamado para participar de “Dramaturgias” após Grota ter assistido sua primeira apresentação profissional no Coletivo Semeia Vento.

“Eu fiz o Zé Keti, um dos maiores músicos do samba carioca, do samba em geral. Um personagem e peça muito importantes na dramaturgia brasileira”, contou Firmino.

A série foi a primeira experiência fora dos palcos de Luis Felipe, que disse ter realizado um sonho antigo fazendo parte do elenco. “Foi um processo diferente porque no audiovisual eu tenho que estar pronto, não tenho muito tempo. Fiz meu personagem sozinho, montei as movimentações, as cenas. Foi muito enriquecedor pra mim como profissional e a ansiedade disparou à mil. As gravações foram bem legais, nunca tive experiência com câmera, que é muito diferente do teatro, de fazer com o público assistindo”. Junto de Firmino, Luan Valero e Raquel Palma ajudaram a recontar a história de “Opinião”.

Luis Felipe interpreta Zé Keti em “Opinião”, sétimo episódio de Dramaturgias. Foto: Heloísa Gonçalves.

Serviço

A exibição dos últimos episódios de Dramaturgias será neste sábado (30) no Espaço Villa Rica. Os ingressos estão à venda por R$10,00 no site do Espaço. Após a sessão, será promovido um debate gratuito com a equipe e elenco.

  • Sessão de 30/03, sábado, às 15h;
  • Exibição dos episódios 09, 10, 11 e 12: “Dois Perdidos numa Noite Suja”, “Arena conta Tiradentes”, “O Rei da Vela” e “De Braços Abertos”.

Sob supervisão do editor Diego Prazeres

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos