fbpx

Instituto Nacional de Meteorologia alerta para temporais no Paraná

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Por Heloísa Gonçalves* / Especial para o Paraná Norte

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de risco de tempestades em todo o Paraná.

Chuvas intensas – Perigo potencial

O aviso com grau de severidade “perigo potencial” anuncia chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h. A probabilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixa.

O Inmet recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de rajadas de vento, as instruções são para se distanciar de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

As regiões afetadas serão: Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Grande Florianópolis, Sudeste Paranaense, Vale do Itajaí, Norte Catarinense, Centro-Sul Paranaense, Noroeste Paranaense, Oeste Catarinense, Norte Central Paranaense, Centro Oriental Paranaense e Serrana.

Tempestade – Perigo

A intensidade pluvial aumenta no grau “perigo”. Com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

A recomendação é desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Londrina é uma das áreas afetadas, inclusa no Norte Pioneiro Paranaense. A tempestade também atinge a Região Metropolitana de Curitiba, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Centro Ocidental Paranaense, Oeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense, Sudeste Paranaense, Oeste Catarinense, Grande Florianópolis, Sudeste Paranaense, Vale do Itajaí, Norte Catarinense e Serrana.

Ventos costeiros – Perigo

Próximo ao litoral a periculosidade cresce. Com ventos intensos e movimentação de dunas de areia sobre construções na orla, a recomendação do Instituto Nacional de Meteorologia é contatar a Defesa Civil pelo 199.

As áreas afetadas incluem o Norte Catarinense, Sul Catarinense, Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Metropolitana de Curitiba.

Além da Defesa Civil (199), o Corpo de Bombeiros (193) fica à disposição da população para mais informações e ajuda caso necessário.

(com informações do Instituto Nacional de Meteorologia)

  • Sob supervisão do editor Diego Prazeres

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos