UTFPR investe recursos em programa de ensino e na criação de espaço acadêmico

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Da Redação

Com cerca de 2,5 mil alunos matriculados em sete cursos de graduação e cinco de pós-graduação, o campus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) projeta investir recursos para ampliar o Programa de Metodologia de Ensino Inovador da Universidade (MEI-U) e na criação de um espaço de convivência acadêmica.

O diretor-geral do campus, professor Sidney Alves Lourenço, explica que o MEI-U é uma metodologia em que a aula presencial é transmitida em tempo real para alunos que estejam fora do campus, mas permite interação direta com os professores. Ela vem sendo aplicada nos cursos de pós-graduação e o objetivo é que venha a ser implantada também na graduação. “Esse tipo de aula não é considerado EAD justamente porque há uma interação entre os alunos e os professores, não é uma aula gravada e sim transmitida em tempo real. Estamos começando aos poucos e precisamos preparar um espaço para essa nova realidade”, diz.

Já o espaço de convivência será criado dentro do campus para que os alunos possam desenvolver atividades acadêmicas, pesquisas e projetos de extensão em um ambiente informatizado e propício para a troca de experiências multidisciplinares. “É uma demanda grande dos alunos”, pontua.

O diretor-geral do campus Londrina da UTFPR, Sidney Lourenço
Foto: Diego Prazeres

Lourenço explica que a pandemia de Covid-19 acelerou um processo que já vinha sendo percebido na academia: a necessidade de se desenvolver e aplicar novas metodologias de ensino. “O perfil dos nossos estudantes está mudando bastante, a universidade precisa se adequar. O aluno tem que estar na universidade e se sentir acolhido no que chamamos de ecossistema universitário para se sentir bem e poder desenvolver suas atividades acadêmicas da melhor forma. E esse recurso vem em boa hora para colocarmos em prática ações que já estavam sendo pensadas aqui no nosso campus”, diz o diretor-geral do campus Londrina. O recurso de R$ 750 mil foi destinado à universidade por meio de emenda parlamentar do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR).

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente