Filiação do ex-governador tucano ao partido de Bolsonaro, se confirmada, deve mexer com cenário eleitoral em Londrina e Curitiba
Por Diego Prazeres
Foto: Diego Prazeres
A possível filiação do ex-governador e deputado federal Beto Richa (PSDB) ao PL e consequentemente sua pré-candidatura à prefeitura de Curitiba pela sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro podem mexer com o cenário político no estado em ano de eleições municipais.
Principal liderança do PSDB, Richa se reuniu em Brasília na última quarta-feira (13) com expoentes do PL para tratar de sua possível ida para o partido – dono na maior bancada no Congresso -, segundo informou o jornal Gazeta do Povo.
Em Londrina, por exemplo, uma situação que pode mudar é a filiação do major Nelson Villa, ex-comandante do 5º BPM e ainda militar da ativa, ao PSDB como um pré-candidato tucano à prefeitura. Isso porque Beto Richa tem sido o principal “fiador” da candidatura de Villa. E para que o major ingresse no PL precisaria haver um consentimento da cúpula do partido na cidade, liderado pelo deputado federal Filipe Barros, que já anunciou publicamente como pré-candidato pela sigla à prefeitura o diretor-presidente da Cohab Londrina, Bruno Ubiratan.
Questionado pelo Paraná Norte sobre se a ida de Beto Richa ao PL mexe com o cenário eleitoral, o governador Ratinho Jr. (PSD) afirmou tratar-se de um “movimento natural”. “São os movimentos partidários mesmo, agora tem a janela [partidária], a eleição municipal, é um movimento natural, tanto do PL quanto do ex-governador Beto Richa para pensar qual o melhor caminho político”, disse o titular do Palácio Iguaçu, que esteve em Londrina nesta quinta-feira (14) para participar da solenidade de lançamento das obras da nova unidade do moinho J. Macedo no parque industrial.
Principal liderança do PSD no estado e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Ratinho Jr. teria como candidato natural à prefeitura de Curitiba o atual vice de Rafael Greca (PSD), Eduardo Pimentel Slaviero (PSD), que é neto do ex-governador Paulo Pimentel. No entanto, a confirmação de Richa como nome do PL à sucessão de Greca na capital pode forjar uma composição, até porque Ratinho Jr. foi secretário no mandato do ainda tucano à frente do Palácio Iguaçu.
Londrina
Sobre o quadro em Londrina, Ratinho Jr. reafirmou à reportagem que há conversas com o prefeito Marcelo Belinati (PP) no sentido de uma possível aliança, embora tanto PSD quanto o PP tenham a disposição de lançar candidaturas próprias à prefeitura da maior cidade do interior do estado. “Estamos conversando, o prefeito Marcelo dentro do grupo dele tem pessoas com aspiração de ser candidato, nós dentro do partido também temos bons nomes que têm buscado se viabilizar como candidato. Nós temos um bom problema para resolver que é buscar ver qual é aquele que junta mais no consenso político. E é um bom problema porque temos bons nomes, o duro é se não tivéssemos nomes que pudessem estar à altura da cidade de Londrina. Agora é trabalhar nos próximos meses para ver quem vai liderar esse processo”, disse.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)