Prefeito diz que medida está sendo analisada e permitiria à prefeitura entrar em residências de moradores que não fazem limpeza de possíveis focos da doença
Por Diego Prazeres
Foto: Emerson Scada/Ncom
O prefeito Marcelo Belinati (PP) disse nesta quinta-feira (14) ao Paraná Norte que defende a decretação de estado de emergência para a dengue em Londrina. A cidade é a segunda com mais casos confirmados da doença no estado, com 5.803 registros e nove mortes no ano – os quatro últimos óbitos foram divuldados no boletim epidemiológico desta semana da Secretaria Municipal de Saúde
“Eu defendo [o estado de emergência] para que a gente possa entrar nas residências de acumuladores de lixo que não permitem a entrada dos agentes de endemias”, afirmou Belinati durante a solenidade de inauguração das obras da nova unidade do moinho J. Macedo, que será instalada no parque industrial, na zona norte.
Questionado pela reportagem se há um prazo para a definição do estado de emergência, o prefeito afirmou que deve ser decido “nos próximos dias” em reuniões que ele fará com a pasta da Saúde. Mais cedo, em coletiva de imprensa no canteiro de obras da futura fábrica da J. Macedo, Belinati havia dito, quando perguntado se pretende tomar a medida, que “que está sendo analisado e é uma possibilidade porque nos permitiria até adentrar as casas de pessoas que não querem limpar e não querem deixar que limpe. Agora, o direito delas vai até onde está o direito do outro cidadão. Então, estamos analisando essa questão.”
Entre os municípios da região Norte, Apucarana é um que já decretou emergência para a epidemia de dengue, condição que permite à prefeitura autorização para entrar em residências com possíveis focos de infestação do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, mesmo sem o consentimento dos moradores. Além disso, a destinação de recursos imediatos por parte do Ministério da Saúde e compras de insumos sem necessidade de licitação.
Matéria atualizada às 14h
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)