Da Redação
Imagem: internet
Cambé está entre as cinco cidades paranaenses anunciadas nesta terça-feira, 12, pelo Ministério da Educação (MEC) para receber um campus do Instituto Federal da Educação (IFPR). O MEC selecionou ainda Maringá, Cianorte, Araucária e Toledo.
De acordo com a prefeitura do município de Cambé, o Instituto Federal será abrigado no antigo prédio do SESI.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) declarou que, nos últimos meses, se reuniu várias vezes com o ministro Camilo Santana (Educação) e com técnicos do MEC, onde destacou a importância da implantação do IFPR em várias cidades do Paraná. “A proposta do presidente Lula é criar cerca de 100 novos institutos federais”, explicou.
Zeca Dirceu também se reuniu com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira. Além da expansão das unidades dedicadas à formação de tecnólogos e profissionais, o deputado também solicitou a autonomia de seis campi classificados como avançados no Paraná.
Zeca Dirceu é o titular da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados. Atualmente, segundo ele, o estado conta com 20 campi do Instituto Federal do Paraná que atendem 29 cidades, com mais de 29 mil estudantes matriculados em 310 cursos.
Zeca Dirceu reafirmou que está trabalhando para que o município de Alvorada do Sul seja contemplado com um campus do IFPR na segunda etapa de implantação dos demais campi.
(com informações da assessoria de imprensa do deputado federal Zeca Dirceu)