Katia Baggio
Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Neste sábado (24), cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina vão atender crianças de 10 a 11 anos, para que recebam a primeira dose da vacina da dengue. Os postinhos de saúde vão atender das 9h às 17h. Segundo a secretaria municipal de Saúde, as UBS contemplam todas as regiões da cidade.
São elas a UBS do Jardim Alvorada, na região centro-oeste, a UBS Guanabara, na região centro-sul, a UBS Piza, na região sul, a UBS Armindo Guazzi, na região leste, e a UBS do Vivi Xavier, na região norte. Haverá unidades vacinadoras também nos distritos rurais de Paiquerê e Lerrovile, tendo em vista o grande número de pacientes doentes nesses locais.
O secretário da pasta, Filipe Machado, reforça que as doses são, exclusivamente, para crianças de 10 a 11 anos. “Recebemos 13.204 doses, que devem ser suficientes para imunizar 100% das crianças de Londrina nessa faixa etária, conforme o IBGE”, disse Machado.
O secretário lembrou que o Ministério da Saúde antecipou a entrega das vacinas, prevista para agosto, em razão de negociação entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e o Ministério. “Foi importante essa antecipação, tendo em vista o momento epidemiológico delicado que nós estamos enfrentando”, destacou Machado.
Não há necessidade de agendamento prévio. “Os pais ou responsáveis devem levar as crianças às UBS com os documentos pessoais delas, e todas serão imunizadas”, orientou Felipe Machado.
A partir de segunda-feira, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), também passam a vacinar as crianças de 10 e 11 anos contra a dengue. “São 54 salas de vacinas nas UBS’s. Estamos planejamento, com a secretaria de Educação, se vamos estender a imunização nas escolas, mas vamos definir na próxima semana”, concluiu o secretário.
Contra-Indicação
Machado orienta que quem teve infecção recente de dengue deve aguardar seis meses para tomar a vacina.
Quanto a possíveis receios da população em relação ao imunizante, o secretário afirmou que “ as vacinas que tem a chancela da Anvisa e do Ministério da Saúde já passaram por todos os testes, e anáises técnicas e cientificas que garantiram sua eficácia e eficiência”.
Nesse sentido, ele faz apelo aos pais e responsáveis, para que “utilizem essa oportunidade”.
A UBS do Jardim Itapoã, na região sul, continua atendendo, neste sábado, pessoas com suspeita de dengue, das 7 da manhã às 19h. Mas, não vai vacinar contra a doença.
No Paraná
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), nesta etapa inicial, conforme definido pelo Ministério da Saúde, 30 municípios receberão os imunizantes: 21 da 17ª Regional de Saúde de Londrina (Norte do Estado), com 23.064 vacinas, e nove da 9ª RS de Foz do Iguaçu (Oeste), com 11.961 doses.
Os contemplados são Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assaí, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia.
A faixa etária definida como prioritária para a imunização é de 10 a 14 anos. O Ministério da Saúde recomenda que a aplicação seja iniciada para as idades de 10 a 11 anos.
“Um dos principais legados da pandemia da Covid-19 se deu pelo fortalecimento da rede de distribuição de medicamentos e insumos no Paraná”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Em 24 horas, conseguimos descentralizar todas as doses para que os municípios possam otimizar suas campanhas de vacinação. São quantidades pequenas de vacinas, por isso seguiremos dialogando com o Ministério da Saúde para que o Paraná consiga mais imunizantes”.
A remessa recebida pelo Paraná soma 35.025 doses do imunizante Qdenga, produzido pela farmacêutica Takeda. A vacina possui vírus vivos da dengue que foram enfraquecidos de maneira controlada. Essa abordagem possibilita o desencadeamento de uma resposta imunológica, o que facilita uma reação mais rápida do organismo em situações de exposição real ao vírus.
Treinamento
A Secretaria da Saúde (Sesa) vai promover uma capacitação para preparar e instruir os agentes de saúde na aplicação dos imunizantes. O treinamento ocorre nesta sexta-feira, de maneira virtual, e deve reunir cerca de 150 profissionais que atuam nas regiões elencadas.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti Lopes, destacou a importância da orientação aos profissionais da área. “A correta orientação é fundamental para o êxito nessa nova etapa de combate à dengue no Estado. Estamos seguros de que os municípios farão um grande trabalho de imunização”, afirmou.
Confira a quantidade de doses por município:
Londrina – 13.204
Cambé – 2.676
Rolândia – 1.854
Jaguapitã – 400
Ibiporã – 1.330
Florestópolis – 306
Bela Vista do Paraíso – 376
Jataizinho – 315
Primeiro de Maio – 224
Sertanópolis – 389
Tamarana – 344
Porecatu – 255
Assaí – 379
Miraselva – 52
Lupionópolis – 132
Guaraci – 100
Centenário do Sul – 275
Alvorada do Sul – 218
Pitangueiras – 80
Prado Ferreira – 91
Cafeara – 64
Foz do Iguaçu – 7.909
Medianeira – 1.328
São Miguel do Iguaçu – 722
Santa Terezinha de Itaipu – 647
Missal – 283
Itaipulândia – 339
Matelândia – 494
Serranópolis do Iguaçu – 136
Ramilândia – 103
(com informações da AEN)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)