Ministro dos Transportes garante que o Contorno Leste em Londrina “vai sair”

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Em reunião no ministério com Belinati e parlamentares de Londrina e região, Renan Filho indica que obra deve ser incluída no lote 4 da concessão do pedágio

Da Redação

Foto: Alan Santos/Gab. Filipe Barros

O prefeito Marcelo Belinati (PP) e o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciaram nesta quarta-feira (21) à noite que a obra do Contorno Leste será realizada. Após reunião na sede do ministério, em Brasília, Belinati postou um vídeo em suas redes sociais ao lado de Renan Filho anunciando que a construção do contorno “vai sair”. “Uma notícia fantástica para Londrina”, afirmou o prefeito, explicando que a obra – demanda de todo o setor produtivo de Londrina e região – vai ligar a PR-445, na altura do posto Serrinha, até a BR-369, no município de Ibiporã.

“Agora Londrina vai ter dois contornos, o Norte e o Leste, criando novo ramal de desenvolvimento, de instalação de indústrias, de empresas, ligando até o aeroporto, que está sendo ampliado, preparando Londrina e o norte do Paraná para o futuro”, disse Belinati, que agradeceu ao ministro, ao presidente Lula, aos deputados federais e estaduais e entidades da sociedade civil “que se mobilizaram pra essa conquista tão importante para nossa cidade”.

“Vai sair porque a gente tem trabalhado no Ministério dos Transportes ouvindo a sociedade paranaense, o prefeito aqui presente, parlamentares, falamos também com o governo do Estado, porque o presidente Lula acredita que fazendo isso a gente tem uma condição de atender melhor o anseio da sociedade. Parabéns, Londrina, e vamos em frente”, afirmou Renan Filho.

Mobilização

O deputado estadual Tercilio Turini (PSD), presente na reunião, disse por meio de sua assessoria que o ministro sinalizou que a obra será incluída no lote 4 da concessão de pedágio. “O ministro assegurou mais de uma vez, na presença de todos, que a obra estará no Lote 4 – que também abrange rodovias da nossa região”, afirmou Turini (PSD), que participou da audiência acompanhado dos também deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli (PSD), Evandro Araújo (PSD) e Fábio Oliveira (Podemos) representando a Assembleia Legislativa

Para Turini, a garantia do ministro pode ser comemorada como uma vitória. “Foi uma mobilização grande envolvendo muitas lideranças regionais. O importante é que o Contorno Leste será executado” – destacou. Ainda não existe projeção de valores da obra nem possível impacto na tarifa de pedágio porque o Lote 4 ainda está em fase de estudos técnicos e o edital de licitação só deve ser encaminhado no início do ano que vem para avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). “Vamos continuar acompanhando bem atentos”, comentou o deputado, ressaltando que o movimento da sociedade organizada e classe política deve seguir em frente.

O Lote 4 já tem definida a construção do Contorno Norte de Londrina, que deveria ter sido feito na antiga concessão.

Na reunião, o ministro Renan Filho apresentou obras programadas e projeção de valores de tarifas de pedágio nos Lotes 3 e 6. Participaram os vereadores Jairo Tamura (PL) e Lenir de Assis (PT), representando a Câmara Municipal, e os deputados federais de Londrina Luiz Carlos Hauly (Podemos), Marco Brasil (PP), Filipe Barros (PL), Diego Garcia (Republicanos) e Luísa Canziani (PSD), além de parlamentares de outras regiões do Paraná. “É fundamental destacar a defesa que a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) fez do Contorno Leste. A articulação dela foi determinante. Lembrou que trabalhou e morou em Londrina e ressaltou a importância da obra para a segurança nas rodovias e o progresso regional”, relatou Turini.

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente