Da Redação
Fotos: internet
A prefeitura de Rolândia informa que equipes, inclusive da Defesa Civil Municipal, passaram a noite trabalhando no rescaldo do acidente que aconteceu ontem, e na desobstrução da via férrea e do passeio público.
No acidente, uma carreta e um trem se chocaram, em um trecho urbano da linha férrea que atravessa Rolândia. Com a força da batida, o trem descarrilou e a locomotiva foi parar em uma residência que fica às margens da linha férrea. Não houve feridos.
Segundo a prefeitura, um sinalizador, que fecha o trânsito para veículos com a aproximação do trem, é item de segurança e foi instalado no fim de dezembro. A prefeitura informa, ainda, que câmeras do entorno mostram que o equipamento funcionava normalmente, e que o motorista da carreta não obedeceu a sinalização.
A parte da residência que foi atingida pelo trem foi isolada e será periciada com mais detalhes a partir desta segunda. Também está prevista para esta manhã, a chegada de um guindaste que deve remover o trem, para que o trânsito seja liberado.
A prefeitura também pede que a população evite ir até o local, por segurança e para não atrapalhar a retirada dos vagões, nem a perícia do acidente.
Segue nota oficial da Rumo Logística, responsável pelo trem.
Na tarde de hoje (18/02), em Rolândia (PR), uma carreta, em total imprudência e desrespeitando as leis de trânsito, atravessou a preferencial de uma Passagem em Nível devidamente sinalizada, e com o sinal vermelho, resultando em uma colisão com um trem. O maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar o impacto devido ao peso e tamanho da composição. Ninguém ficou ferido. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea sempre tem preferência, sendo infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente.
Equipes da concessionária estão removendo a carreta e realizando a limpeza dos detritos. O tráfego ferroviário e urbano será restabelecido após a retirada do veículo. A empresa informa que não houve derramamento de carga, e equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para prestar o primeiro atendimento.
A empresa informa ainda que tem se empenhado na conscientização e prevenção de acidentes, realizando diversas campanhas em vários municípios do Paraná. No entanto, mesmo com esses esforços, atitudes imprudentes infelizmente persistem. A concessionária reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito, especialmente ao cruzar passagens em nível, e continua comprometida em intensificar suas iniciativas educativas para promover a segurança nas vias.
(com informações da prefeitura de Rolândia)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)