fbpx

Serpentes africanas dão terceiro título à Viradouro no Carnaval do Rio de Janeiro

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Escola de Niterói foi a última a desfilar na Sapucaí, de segunda para terça-feira; Mangueira e Beija-Flor ficam fora do desfile das campeãs

Por Diego Prazeres

Foto: Pedro Kirilos/Estadão Conteúdo

Última escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, com o dia já amanhecendo de segunda (12) para terça-feira (13), a Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024. O tema desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon usou e abusou das serpentes (foto acima) para retratar “Arroboboi, Dangbé”, que exaltou a força da mulher negra e retratou o culto ao vodum serpente. Uma serpente gigante que se arrastava pelo asfalto na Comissão de Frente foi um dos destaques da apresentação da escola vermelha e branca de Niterói.

Esse é o terceiro título da Viradouro no Grupo Especial, o segundo com o carnavalesco Tarcício Zanon, campeão também em 2020. O primeiro campeonato surgiu em 1997, com o lendário Joãozinho Trinta no comando. Na aouração desta Quarta-Feira de Cinzas, na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, a agremiação somou 270 pontos, contra 269,3 da segunda colocada, Imperatriz Leopoldinense, campeã ano passado.

Além delas, Grande Rio (3ª), Salgueiro (4ª), Portela (5ª) e Vila Isabel (6ª) farão o Desfile das Campeãs, sábado (17).

Escolas tradicionais como Mangueira (7ª colocada), Beija-Flor (8ª) e Mocidade (10ª) decepcionaram. A Porto da Pedra ficou em último lugar e foi rebaixada para o grupo de acesso.

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos