Infrações correspondem aos meses de novembro de 2023 a janeiro de 2024, conforme publicação no Diário Oficial do Município
Foto: Thamiris Geraldini
A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito de Arapongas (Sestran) registrou mais de 5 mil multas de trânsito. As notificações foram coletadas pela reportagem do Paraná Norte em Diários Oficiais do Município*, em publicações realizadas apenas no mês de janeiro. O período das multas corresponde aos meses de novembro de 2023 a janeiro de 2024.
Com as autuações deste período, o valor arrecadado pode chegar a mais de R$ 1,5 milhão. Isso se consideradas as multas mais comuns identificadas no período, que penaliza o avanço do sinal vermelho do semáforo identificado a partir de fiscalização eletrônica. A multa é de R$ 293.47 e autua o infrator com 7 pontos na carteira de habilitação.
Segundo o secretário da Sestran, Paulo Sérgio Argati, um novo sistema de monitoramento implantado no final do ano passado tem aumentado as notificações de trânsito. “O novo sistema conta com câmeras de monitoramento OCR, com sistema para detectar infrações de avanço do sinal vermelho ou paradas sobre a faixa de contenção e faixa de pedestres”, informou.
Ao todo, 17 equipamentos foram instalados em pontos de alto fluxo de veículos no município. Eles contam com três câmeras de monitoramento, sendo: uma para registro de avanço de sinal e parada em faixa de pedestres, outra para monitoramento de veículos roubados ou furtados e uma terceira com monitoramento 24h em todos os cruzamentos.
“Atribuímos o aumento considerável no número de multas ao desconhecimento da população, já que os equipamentos foram instalados no final do ano. Acreditamos que, agora que as pessoas já conhecem o sistema, estas infrações devem cair”, defendeu.
Para onde vai o dinheiro arrecadado?
Se consideradas as notificações registradas em Diários Oficiais publicados nos períodos que a reportagem checou (ver abaixo), os valores de arrecadação podem chegar a mais de 1,5 milhão de reais. Isso se todas as notificações aplicadas referirem-se ao avanço de sinal vermelho.
Questionado sobre o destino do valor arrecadado, o secretário da Sestran informou que “todo o dinheiro é destinado para ações voltadas ao trânsito, respeitando o artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”. Segundo ele, a receita de multas é exclusivamente destinada a ações como sinalização, engenharia de campo, policiamento, fiscalização, renovação de frota circulante e educação no trânsito.
*As informações foram obtidas nos Diários Oficiais dos dias 15, 16, 22, 29 de janeiro e do dia 5 de fevereiro. A Sestran não soube precisar a quantidade de multas aplicadas no período.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)