Da Redação
Fotos: divulgação
O Paraná conta com uma rica diversidade de produtos alimentícios regionais que possuem certificação e reconhecimento a nível nacional, como o mel, morango, vinho, goiaba, aguardente de cana e cachaça e queijo. Com apoio do Sebrae/PR e para valorizar e torná-los mais competitivos no mercado, produtores do Estado estão apostando na inovação.
As Balas de Banana de Antonina, conquistaram o selo de Indicação Geográfica (IG) em 2020. Rafaela Takasaki Corrêa, sócia e diretora executiva da Balas de Banana de Antonina, conta que, há aproximadamente cinco anos, a empresa iniciou um processo de reposicionamento da marca, desenvolvendo estampas que refletissem a identidade e elementos da cultura local.
“Nossos clientes solicitavam produtos como lembrança e viam a marca como algo que desejavam como presente e recordação. Foi então que surgiram canecas, caixinhas diferentes de bala, bolsas, aventais, entre outras coisas. Notamos aumento na procura por turistas e clientes habituais, mas também de empresas em busca de presentes originais. Essa nova demanda levou-nos a desenvolver kits com nossos produtos e itens de produtores locais”, lista Rafaela.
A empreendedora conta que um exemplo desta transformação para agregar valor é o “Kit Caiçara”, que oferece as duas marcas de balas de banana com IG, além de incluir a cachaça de Morretes, farofa de mandioca com bala de banana e bananinha seca, todos representativos da região.
Fomento estadual
A consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, lembra que a instituição realizou um curso de vendas, com patrocínio do Sicoob, entre 2021 e 2022, com participantes do Fórum Origens Paraná, que tem como missão fomentar as Indicações Geográficas (IGs) e as Marcas Coletivas (MCs) para impulsionar a inovação e a diferenciação. Segundo ela, os treinamentos on-line incentivaram os produtores a inovar e expandir seus negócios, melhorando as vendas e explorando o potencial sensorial e a valorização dos produtos originais.
“Através de iniciativas como o Fórum Origens Paraná, produtores estão sendo encorajados a colaborar e compartilhar ideias inovadoras, expandindo o uso de produtos típicos da região para além de suas aplicações tradicionais”, acrescenta Maria Isabel.
Com apoio do Sebrae/PR, participantes do Fórum Origens Paraná incentiva empresas a explorar novos sabores e aplicações aos seus produtos
De acordo com a consultora, um novo curso no mesmo formato deve acontecer este ano, para as novas empresas que conseguiram, recentemente, o depósito de IG junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Maria Isabel acrescenta que o objetivo do Fórum Origens Paraná é aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável nas regiões do estado. Para atingir essa meta, o Fórum busca soluções para aprimorar e valorizar os produtos das IGs e Origens do Paraná.
Cosméticos
A Balas de Banana de Antonina, Rafaela lançou, ainda, uma linha de cosméticos, em novembro de 2023, em parceria com a empresa Sallie, que desenvolveu produtos com o objetivo de refletir a identidade visual e o aroma das balas de banana. São esfoliantes corporais, manteiga corporal, aromatizadores de ambiente e sabonetes líquidos, inspirados na banana. “Esses produtos não utilizam subprodutos das balas de banana devido a restrições no setor cosmético, mas a equipe trabalhou para criar essências que evocassem as memórias afetivas relacionadas à fruta e à bala”, explicou.
Cafés especiais
No noroeste do Paraná, Fernando Roberto Rosseto é proprietário do Sítio Eliza, que produz cafés especiais, e presidente da Associação dos Produtores de Café de Mandaguari (Cafeman). Ele destaca a busca constante por inovação e diferenciação no mercado, enfatizando a importância de desenvolver produtos com qualidade acima dos convencionais.
Rosseto também menciona a importância de parcerias para o desenvolvimento de novos produtos, citando o exemplo de uma colaboração que resultou em chocolate com café. Ele vê essas colaborações como fundamentais para a inovação e o crescimento, especialmente quando se trata de produtos artesanais.
“Também temos as drágeas e o licor com café. Do café especial, passamos para o licor de café, que é uma produção artesanal criada pela nossa família, e para o chocolate com café, que é uma parceria com uma fábrica de chocolate. Quem sabe daí possam surgir mais produtos”, comenta o empresário.
Ele aborda os desafios da inovação, como a incerteza sobre a aceitação do mercado e o medo de falhar, e enfatiza que é essencial sair da zona de conforto para criar oportunidades de mercado.
“Se você não empreender, permanecerá sempre no mesmo lugar. Quanto mais desenvolver, quanto mais criar, e quanto mais perder o medo de ter um produto diferente, mais chances terá de se destacar no mercado”, acrescenta Rosseto.
O produtor e empreendedor afirma que a reação positiva dos clientes aos novos produtos estimula o desenvolvimento de outras novidades baseadas em café, como sabonetes, shampoos, cosméticos e doces.
Tudo com erva-mate
Eva Blaszczyk, de São Mateus do Sul, conta que a empresa Vivenda do Mate realizou vários testes para descobrir novas maneiras de utilizar a erva-mate. Além de chás e do tradicional chimarrão, eles descobriram que a matéria-prima pode ser transformada em bebidas como o tererê, e, ainda, pratos doces, salgados, drinks e coquetéis.
No início do trabalho, a empresa enfrentou resistência da comunidade, mas superou esses obstáculos ao trabalhar no aspecto sensorial, explorando aromas e sabores que remetem à erva-mate.
Hoje, o orgulho da empresa está na diversidade de produtos criados com a erva-mate, que estimularam formas inovadoras de consumo. O catálogo de opções inclui, ainda, brigadeiro, bolo, licor, cachaça, pizza, doces, cerveja, pão, sabonete, kombucha, pudim, macarrão, macaron, palitinhos de pimenta com erva-mate, sorvete, ravióli, pierogi e até mousse.
“O saber-fazer envolvido também é um diferencial, resgatamos técnicas, processos e conhecimentos utilizados por nossos ancestrais, conferindo um toque especial ao produto. Essa abordagem está alinhada com o conceito de Indicação Geográfica (IG) e utilizamos esses elementos para promover a matéria-prima de forma natural. Reconhecemos que há espaço para melhorias e esse é o nosso próximo passo”, antecipa Eva.
Atualmente, segundo a produtora, a empresa Vivenda do Mate está desenvolvendo um plano estratégico de marketing para compreender melhor o público-alvo e concentrar esforços nas divulgações dos produtos, seguindo um caminho de aprimoramento contínuo.
IG no Paraná
Atualmente, o Estado possui 13 produtos com Indicação Geográfica. São eles: Aguardente de Cana e Cachaça de Morretes, o Barreado do Litoral do Paraná, a Bala de Banana de Antonina, o Melado de Capanema, a Goiaba de Carlópolis, o Queijo de Witmarsum, as Uvas de Marialva, o Café do Norte Pioneiro, o Mel do Oeste, o Mel de Ortigueira, a Erva-Mate de São Matheus do Sul do Paraná, o Morango do Norte Pioneiro e os Vinhos de Bituruna.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Mais
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela)