fbpx

Vereador quer proibir rodeios em Londrina

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Defensor da causa animal, Deivid Wisley vai protocolar projeto de lei nos próximos dias

Foto: Divulgação ExpoLondrina

O vereador londrinense Deivid Wisley (Republicanos) vai protocolar um projeto de lei proibindo a realização de rodeios na cidade. No primeiro artigo da proposta, que ainda está na Assessoria Jurídica da Câmara, está escrito: “Fica proibida, no âmbito dos locais públicos e privados deste Município, a realização de rodeios, touradas, vaquejadas ou eventos similares”.

Conhecido por defender as causas dos animais no Legislativo, Deivid escreveu na justificativa do projeto: “Sabe-se que nestes eventos, em diversas ocasiões, os animais sofrem lesões, como fraturas que os levam a ser sacrificados.”

Quem defende os rodeios costuma dizer que os animais não sofrem. No entanto, o vereador alega que os bichos não “corcoveiam” por serem “selvagens ou bravios”, mas porque os vaqueiros utilizam instrumentos que os fazem sofrer dores. Segundo a justificativa, eles saltam para tentar se livrar desses equipamentos.

Deivid Wisley (Republicanos)

Entre os instrumentos citados, estão os sédens, que seriam utilizados para espetar os testículos dos animais, além das esporas e das peiteiras.

Em entrevista ao Paraná Norte, o vereador se mostrou consciente de que sofrerá pressão se quiser levar o projeto adiante. Mas alegou que “vou até o fim”. “Não quero medir forças com a Sociedade Rural do Paraná (SRP). Não quero ver quem pode mais e quem pode menos. Mas, dentro da minha concepção, de longos anos de defesa da causa animal, maus-tratos não são entretenimento.”

Os rodeios são uma das principais atrações da ExpoLondrina, evento promovido pela SRP. E movimentam milhões de reais em todo o País.

“Não adianta vir dizer que os bichos não sofrem. Eles não pulam por prazer, por felicidade. É óbvio que não”, destaca.

Deivid espera contar com o apoio de parte dos colegas na Câmara. Outra parte deverá atacar a proposta. “Estou aberto ao debate saudável.”

O Ministério Público tem feito recomendações para que os eventos do agronegócio tomem medidas para evitar o sofrimento animal. A reportagem pediu um posicionamento do órgão sobre o projeto do vereador, mas não obteve retorno.

A assessoria da Sociedade Rural informou que a entidade decidiu não se manifestar a respeito da proposta por enquanto.

A reportagem procurou também o deputado federal Marco Brasil (PP-PR), responsável pelos rodeios da ExpoLondrina, mas ele não retornou o contato.

Relacionadas

Receba as notícias direto no seu Whats!

Expediente

Siga-nos